“Dia do Desafio”

Neste dia 28/05 (Quarta feira) o município de Itaiópolis participará pela segunda vez do dia do desafio, onde na sua primeira edição venceu a competição amigável disputada contra a cidade de Paracurú, CE.

O dia do Desafio é  uma campanha de incentivo á prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, que acontece anualmente na última quarta feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

História: Durante o rigoroso inverno canadense de 1983,quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos,o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que ás 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do dia do desafio.

A secretaria municipal de cultura, turismo, esporte e lazer estarão realizando atividades no centro de Itaiópolis em prol da promoção da saúde, com seções de alongamentos, e também sugestionando e estimulando a prática saudável da atividade física.

Neste ano nosso município estará competindo contra a cidade de Caibarien (Cuba), onde o objetivo é atingir o maior porcentual da população para a realização da pratica de atividade física, sendo no mínimo 15 minutos de qualquer atividade.

Você criança que foi caminhando até a escola, correu, brincou, andou de bicicleta, você pai que foi ao trabalho de bicicleta, você mãe que realizou atividades domésticas, você avó que foi ao supermercado, enfim, todos que realizaram atividade poderão estar contribuindo ligando e registrando sua atividade junto ao departamento de esportes no 3652-1306.

A competição é apenas um estímulo à participação e realização da atividade física. Quem sai ganhando são os envolvidos,que exercitam a integração social,a criatividade,a liderança e o espírito esportivo.

O convite a atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público da cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Vamos ajudar nosso município neste dia. A nossa saúde agradece!