Secretaria Municipal da saúde capacita 45 agentes comunitários de saúde

A prefeitura municipal de Itaiópolis, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última semana, entre os dias 21 e 25 de julho, uma capacitação teórica e prática para 45 agentes comunitários de saúde, admitidos pelo último concurso público. Os funcionários são agentes de extrema importância e fazem parte de programas de saúde, servindo como detectores e orientadores para focos de doenças, atuando em todo o território municipal.

A capacitação se estendeu por uma semana, em regime de horário integral, abordando temas específicos e de relevância para desempenho da respectiva profissão. As atividades são custeadas através de recursos próprios, repassados através da Secretaria de Estado da saúde. Ministrado por Esvaldo Antunes, Cibele Varela Martins, Anair Andréa Nassif e Helen Furmann Knop, professores especialistas da área de enfermagem da Universidade do Contestado – UnC, de Mafra, temas como princípios, atribuições, competências e objetivos das visitas domiciliares foram pormenorizados.

Além das incumbências que são atribuídas diretamente ao agente, questões da saúde da mulher como, por exemplo, ginecológico, planejamento familiar, pré-natal, entre outros. Assuntos que permeiam a saúde da criança também foram abordados. Neste caso, lesões de pele, doença crônica, situação de risco da família e para adolescentes, doenças sexualmente transmissíveis – DST e Aids.

Durante a capacitação, a saúde do adulto também foi discutida. Neste segmento, situam-se os problemas cardiovasculares, respiratórios, aspectos físicos, desnutrição e outros. Paralelamente a capacitação, os professores destacaram aspectos referentes ao controle de zoonoses e vetores, como também saúde bucal e mental.

Segundo a secretária municipal da saúde, Laurita de Oliveira Ellwanger Veiga, "tivemos a iniciativa de realizar essa capacitação, por ser a mesma muito importante para a formação dos agentes de saúde de nosso município, pois eles aprenderam qual o seu papel na sociedade e quais são as suas obrigações neste cargo". É nessa linha que trabalha a atual administração pública municipal: capacitar e sempre atualizar o quadro de pessoal, para que sempre haja motivação e modelar desempenho profissional.