Projeto de Educação do campo iniciou esta semana

A educação nas últimas décadas forma pessoas para serem empregadas nas cidades. Devemos oferecer recursos pedagógicos para formar cidadãos, críticos e conhecedores de sua realidade, onde eles estiverem, com respeito, dignidade e valorização.

Para isso, a Secretaria de Educação com o apoio do Prefeito Ivo Gelbcke esteve "plantando" no último dia 06 a primeira semente da "Educação do Campo" em nosso município. A Escola Municipal Rio da Estiva começa um novo conceito de escola.

A intenção do projeto, segundo a secretária de Educação, Cleusa Hubner Kazmierczak, é mudar a forma de viver, olhar com mais atenção para o seu universo. "O desafio está sendo semeado e esperamos colher pessoas que fazem do campo a melhor forma de viver, com qualidade de vida", destacou a secretária.

De acordo com ela, devemos ainda resgatar as raízes, valorizar o conhecimento dos nossos antepassados e aprimorar com os conhecimentos científicos de pesquisas e ações."O objetivo deste projeto é o ser humano. O aluno agricultor deve promover a sua inclusão social com segurança e conhecimento, fortalecendo a agricultura familiar e produzindo uma sociedade mais justa. Deverá respeitar a biodiversidade, garantindo a preservação do meio em que vive", explicou.

Para ela, saber ser agricultor é produzir qualidade e entender seu papel na comunidade, respeitar a força que vem do campo que é a abundância, tanto de produção quanto de experiências e valorizar a educação com tecnologias modernas. Devemos olhar para o campo e ver indústria, serviços e comércio.