CRAS de Itaiópolis realiza Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil

No mês de maio os moradores de Itaiópolis se depararam com algo diferente: as repartições públicas do município e algumas entidades apresentavam uma grande flor amarela na chegada. O fato despertou a curiosidade das pessoas, pois as flores estavam espalhadas por toda a cidade.

A flor é o símbolo da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil, celebrada no dia 18 de maio, conforme Lei Federal nº 9970/00. A cor amarela representa a lembrança dos desenhos da 1ª infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.  A data foi instituída com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória – ES. Na ocasião, a menina Araceli, de 08 anos foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens da classe média da cidade, que nunca foram punidos.

A Campanha realizada pelo CRAS tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para uma questão de extrema urgência: a proteção de nossas crianças e adolescentes, para que eles não se tornem vítimas de crimes sexuais.

A sociedade não pode fechar os olhos para um crime tão recorrente nos dias de hoje, cujas conseqüências podem ser devastadoras na vida de suas vítimas. Fingir que não vê, não significa que o abuso e a exploração sexual não exista, muito pelo contrário, significa que somos omissos e a omissão pode colaborar para que esse tipo de violência se torne cada vez mais freqüente.

No entanto, para que realmente possamos proteger nossas crianças faz-se necessário o envolvimento de todos, assim como nessa campanha, na qual tanto os órgão públicos como as entidades, o Conselho da Comunidade e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, se uniram pela causa.A equipe do CRAS agradece a todos os colaboradores e espera que possamos unir forças para muitas outras campanhas.

Você pode denunciar através dos seguintes órgãos:

Conselho Tutelar: 3652-1149

Ministério Público: 3652-6000