Reunião Extraordinária do Colegiado de Gestores da Educação define Coordenadores para implantação de Proposta Pedagógica de Educação de 09 anos

Aconteceu no último dia 22 (terça-feira) a Reunião Extraordinária do Colegiado Regional de Gestores da Educação. A reunião tinha como pauta a análise, revisão e aprovação do Edital de Seleção de Projeto, com os devidos anexos, para a realização de capacitação para elaboração de Proposta Pedagógica Regional de Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 09 anos para redes municipais de ensino dos municípios de abrangência da AMPLANORTE  e 03  (três) municípios pertencentes a SDR de Mafra. A capacitação é de nível regional e será realizada em parceria entre os município que compõe as Secretárias de Estado de Desenvolvimento Regional de Canoinhas e de Mafra.

A Reunião Extraordinária teve como objetivo nomear uma Coordenação Geral para os trabalhos a serem desenvolvidos no Colegiado pertinentes a capacitação, nomeação de Gestores e Técnicos para compor a Comissão Julgadora e a Comissão de Fiscalização e Avaliação previstas no Edital de Seleção de Projeto. Ficando assim:

Coordenação GeralSilmara R. Zabudowski    (Major Vieira) Maria de Lourdes Brehmer (Canoinhas)Maike Sheila T. Steidel (AMPLANORTE)Marilda Rodecz (Major Vieira) Comissão Julgadora Renata S. Urban (Itaiópolis)Fátima A.A. Masutti (Rio Negrinho)Marlene Pecharka Correa (Três Barras) Comissão de Avaliação e FiscalizaçãoMarlen Marques Dal Lago (Irineópolis)Luciane B. Romais Simões de Oliveira (Bela Vista do Toldo)Denise Fátima de Paula (Papanduva) São muitos os desafios na Educação à espera de soluçõesTodas as redes devem oferecer o Ensino Fundamental de 09 anos, sendo que, o último prazo para a adoção é o ano de 2010. Muitos municípios ainda têm dificuldades no processo de escolarização desse novo aluno e na definição da proposta pedagógica. O acréscimo de um ano no início do ensino fundamental busca aumentar o tempo de alfabetização da criança, que passa de dois anos (1ª e 2ª séries) para três (1º, 2º e 3º anos).As mudanças no Ensino Fundamental afetam também a educação infantil. Da mesma maneira que a pré-escola, o novo fundamental tem como desafio entender o universo das crianças menores.Os Gestores da Educação desejam otimizar os recursos financeiros, procurando a organização regional e parcerias para as adaptações necessárias quanto a uma proposta pedagógica bem elaborada, visando  reestruturar o ensino em nossa região.Elaboração de proposta pedagógica, construção de espaços adequados e formação de docentes, são desafios a serem vencidos no processo de adaptação para a nova educação infantil e ensino fundamental.O Colegiado Regional de Gestores da Educação acredita que a união dos municípios, considerando que as necessidades e os interesses são os mesmos, trará inúmeros benefícios para a educação.

Pretende-se, nos próximos dias, oficializar o Projeto de parceria junto às SDR’s de Mafra e Canoinhas para que, ainda no mês de julho possam ser iniciadas as capacitações.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis