Secretaria da saúde intensifica vacinação contra rubéola

A prefeitura de Itaiópolis, através da Secretaria municipal da saúde, está embrenhada na campanha de vacinação contra a rubéola. No próximo sábado, dia 30 de agosto, todos os postos de saúde do município estarão abertos, das 8 até as 17 horas, inclusive no horário de almoço. Intitulado como o dia "D", a campanha objetiva imunizar toda a população correspondente à faixa etária entre 20 a 39 anos.

É necessário que homens e mulheres que se enquadram nesta faixa etária sejam vacinados, sendo indispensável à vacina para aqueles que já receberam a dose anteriormente ou já tiveram a doença. Segundo o Ministério da saúde, a campanha tem como objetivo vacinar cerca de 70 milhões de homens e mulheres, eliminando a possibilidade de restarem pessoas não imunizadas, de forma a eliminar o vírus da rubéola no Brasil. A campanha iniciou no último dia 09 de agosto e se estenderá até 12 de setembro. Participe você também desta batalha! Vamos erradicar a rubéola do nosso município, Estado e Nação.

Entenda o que é a doença da rubéola:

A Rubéola ou Rubela é uma doença causada pelo vírus da rubéola e transmitida por via respiratória. É uma doença geralmente benigna, mas que pode causar má formações no embrião em mulheres grávidas. O virus da rubéola só é realmente perigoso quando a infecção ocorre durante a gravidez, com invasão da placenta e infecção do embrião, especialmente durante os primeiros três meses de gestação. Nestas circunstâncias, a rubéola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formações congênitas (cataratas, glaucoma, surdez, cardiopatia congênita, microcefalia com retardo mental ou espinha bífida). Uma infecção nos primeiros três meses da gravidez pelo virus da rubéola é suficiente para a indicação de aborto voluntário da gravidez.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão é por contato direto, secreções ou pelo ar. O vírus multiplica-se na faringe e nos orgãos linfáticos e depois dissemina-se pelo sangue para a pele. O período de incubação é de duas a três semanas. Transmitivel até 2 meses após a infecção.