EQUIPE DE ESF DE ITAIÓPOLIS É DESTAQUE NACIONAL EM EVENTO SOBRE TUBERCULOSE

No período de 11 a 14 de maio, os Agentes Comunitários de Saúde Altair Teixeira, Aldair Zayons, Claudinete Szostack e Ziluá Pflanzer, juntamente com Enfermeira Francine Sózi Fiamoncini viajaram à Brasília representando o estado de SC, conseqüentemente, o Município de Itaiópolis. O evento foi um convite da Secretaria Estado de Saúde de Santa Catariana, como premiação de um Concurso de Paródias sobre a Tuberculose que aconteceu em Balneário Camboriú, no final do ano de 2014.

“A idéia surgiu quando em um encontro de hipertensos eles eram responsáveis pela atividade de educação em saúde. Fizeram uma moda de viola e a repercussão foi grande. Resolvi então dar o pontapé inicial e inscrevê-los para o concurso. Não imaginaríamos que tudo isto iria tão longe, como Primeiro lugar no Estado de SC e apresentação em Brasília, para todo o Brasil” relata a Enfermeira Francine Fiamoncini, na época, responsável pela equipe.

O título da paródia era Hoje eu sei: Tuberculose tem cura. Foi um sucesso e vários estados, regionais de todo o Brasil aderiram à idéia de divulgação em redes sociais, Atenção Básica em outros municípios e mesmo em Itaiopolis, utilizando o lúdico para Educação em saúde e, como proposta, uma futura campanha sobre Tuberculose no Brasil.

Várias novas propostas estão surgindo, como publicação no site do estado de SC, Revista Saúde da Família, blog da tuberculose, entre outros.

Isto realmente é uma satisfação e valorização enquanto Enfermeira e, principalmente, quanto ao trabalho, dedicação e reconhecimento da profissão do Agente Comunitário de Saúde.

Pretendemos seguir em frente com o trabalho. Agradecemos a todos que nos apoiaram e incentivaram.

Outras notícias no blog da tuberculose do estado de SC.