VI Conferência Municipal de Assistência Social

Na última quarta-feira, 31 de julho, no auditório da escola de educação básica “Virgílio Várzea”, aconteceu a VI Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema central “Gestão e financiamento para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.

A Conferência iniciou às 13h, com a solenidade de abertura e apresentação cultural com o Grupo de Cordas da Casa da Cultura . Participaram do evento autoridades municipais, dentre elas, dois vereadores, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e algumas autoridades do município de Mafra, além de usuários do sistema de assistência social do município.

Após os discursos das autoridades e a palestra com o tema “gestão e financiamento para a efetivação do SUAS”, ministrada pela assistente social Áurea Davet.

A palestrante apresentou um vídeo, com os principais fatos históricos que resgatam a assistência social no país, desde o inicio da industrialização no Brasil. Entretanto, os direitos e as políticas na área da assistência social somente foram assegurados de verdade com o advento da Constituição da República Federativa do Brasil, em 1988. A palestrante também citou a lei federal que estruturou a assistência social e mostrou a todos os principais benefícios, que os usuários podem utilizar.

Os participantes foram divididos em seis eixos de trabalho, com temas de grande relevância para a conferência.

A VI Conferência Municipal de Assistência Social se encerrou por volta das 17h, com plenária para a deliberação dos grupos e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.