Obras de restauro da Igreja Santo Estanislau são retomadas

Foram retomadas, pela empresa Albatroz Arquitetura, Construção e Restauro, as obras de restauração da maior Igreja construída por imigrantes poloneses na América Latina, localizada no Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu em Itaiópolis.

Com recursos provenientes do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Funcultural, no valor de R$ 732.758,88, já foi realizado o restauro de toda cobertura (estrutura de madeira, imunização, colocação de manta térmica, substituição de calhas e rufos e entelhamento); a recuperação do lanternim; limpeza, imunização e consolidação do extradorso do teto de estuque; sistema de para-raios (exceto a Torre) e execução do muro de arrimo.

Nesta etapa, está sendo realizada a restauração da parte externa da torre, incluindo lavagem, recuperação do reboco, pintura, conclusão do para-raios e colocação das esquadrias. Após a restauração completa da parte estrutural torna-se possível a restauração, por exemplo, das pinturas murais.

A próxima etapa é a captação de recursos para elaboração e execução dos projetos: elétricos, luminotécnico, hidráulico e de pintura mural. A secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Carolina Gaio, afirmou que esses projetos fazem parte do Plano de Ação para as Cidades Históricas elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e serão pleiteados agora em 2011.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Itaiópolis