Secretaria da Saúde realizou a 3ª Oficina de Fortalecimento da Atenção Básica à Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 18/11 – quinta-feira, a 3ª Oficina de Fortalecimento da Atenção Básica à Saúde.

O objetivo das Oficinas, segundo Araci Gelbcke Wielewski, Coordenadora de Educação em Saúde, é conscientizar os profissionais para a importância de construir um sistema organizado e integrado, onde os profissionais possam conhecer melhor as pessoas que são atendidas nas Unidades e seus problemas de saúde, para então desenvolver ações articuladas visando a melhoria da qualidade de vida do povo.  Os profissionais da saúde saíram da Oficina com metas a serem cumpridas.

Recadastramento

Os Agentes Comunitários de Saúde irão recadastrar toda a população do município, e a partir desse recadastramento, juntamente com as enfermeiras, técnicos de enfermagem e médicos, a equipe de saúde tem como atribuição classificar o grau de risco das famílias.

A classificação de risco servirá como base para que o setor de saúde possa identificar quais são as famílias que apresentam maiores probabilidades de adoecer e que necessitam de maior cuidado.

Diagnóstico

Esse diagnóstico irá levar em consideração os fatores socioeconômicos: alfabetização, renda familiar e abastecimento de água. Também será considerada a presença de condições ou patologias crônicas prioritárias, como: crianças em situação de risco, baixo peso ao nascer, prematuras, desnutridas, ou com outras doenças associadas; adolescentes de alto risco, com doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, envolvidas  com tabaco, álcool e outras drogas, vítimas de exploração sexual, que  vivem nas ruas ou convivem com grupos de risco;  e adultos  com risco cardiovascular , com patologias crônicas como hipertensão, diabetes, obesos, consumo excessivo de álcool e outras drogas, Idosos com doenças associadas ou maiores de 80 anos,  gestantes de alto risco , problemas de saúde mental , tuberculose e hanseníase.

Araci relata ainda, que atualmente Itaiópolis oferece atendimentos de atenção básica por meio das Unidades de Estratégia de Saúde da Família em todo o município, e que conforme determinação do Ministério da Saúde essas equipes devem procurar desenvolver seus atendimentos voltados para promoção da saúde e prevenção das doenças, e o primeiro passo para isso é conhecer o povo,  saber do que, e por que  adoecem .

O Secretário de Saúde, Dr. Rodrigo César Muniz Malat, faz um apelo à população para que recebam bem os Agentes Comunitários de Saúde. A função principal do Agente, segundo ele é coletar e levar informações à população, e é graças ao trabalho deles que o Ministério da Saúde fica sabendo das condições de saúde do povo e traça suas campanhas.

Os agentes mantêm com eles as informações das famílias, e mês a mês devem visitar as residências e atualizar as informações necessárias, assim como, levar outras informações referentes às campanhas, programas e ações de saúde.

Para Araci, cuidar da saúde é responsabilidade de cada ser humano e suas famílias, complementado pelos serviços de saúde.

O Agente comunitário deve ser visto como um articulador entre as famílias e o serviço de saúde, se as pessoas tiverem um bom relacionamento com os agentes, com certeza só terão a ganhar, pois todos os meses eles estarão nas residências buscando e levando informações para ajudar as pessoas que precisam.

Araci relata que no próximo ano os agentes e demais profissionais das equipes irão participar mês a mês de eventos educativos, sempre com propósito de melhor os serviços de saúde ofertados ao povo itaiopolense.  Para ela, tanto o Secretário de Saúde quanto o prefeito, estão certos em investir em capacitações na área de saúde, pois quanto mais conhecimento os profissionais tiverem, mais capacidade eles terão de cuidar da saúde do povo e de forma humanizada.

Prefeitura de Itaiópolis