Assinado contrato de repasse para construção da sede do CRAS

Na última terça-feira, foi assinado o contrato de repasse entre a união federal – representado pela Caixa Econômica Federal – e o município de Itaiópolis, objetivando a Construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Atualmente o CRAS está atendendo provisoriamente em imóvel compartilhado com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, mas com o Repasse deste recurso e a partir da edificação da sede própria, a equipe do CRAS terá um espaço físico mais apropriado para o desenvolvimento das atividades e estará mais próximo da população que mais necessita de seus atendimentos.

O CRAS será edificado em um terreno com 1200 m², disponibilizado pela Prefeitura Municipal, localizado no bairro Vila Nova. O Recurso repassado pela União é de R$100.000,00(Cem mil reais) e em contrapartida a Prefeitura repassará um recurso de R$64.800,00 (sessenta e quatro mil e oitocentos reais). Este montante será utilizado para a construção que será de acordo com as necessidades levantadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que está desenvolvendo o Projeto de Construção, que terá 220 m², subdivididos em espaços que propiciarão aos usuários acesso facilitado e qualidade nos serviços ofertados, sendo que as obras de construção tem previsão para início no próximo ano.

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é destinado a oferecer atendimento para as pessoas de 0 a 100 anos que enfrentam alguma situação de vulnerabilidade social (em função da pobreza, da violência, do abandono, questões sociais relacionadas a gênero, faixa etária, pessoas com deficiência, entre outros).

A principal função do CRAS é oferecer serviços capazes de prevenir ou amenizar estas situações de vulnerabilidade e/ou realizar o encaminhamento para atendimento especializado em casos que sejam necessários.

Prefeitura de Itaiópolis