A exposição “Pêssanka: ovos escritos poemas imagéticos”, de Itaiópolis, será exposta em Blumenau

No dia 22 de maio a Secretaria de Cultura recebeu a visita da equipe da Fundação Cultural de Blumenau. Os blumenauenses vieram até Itaiópolis para levar a exposição “Pêssanka: ovos escritos poemas imagéticos” para exporem em Blumenau. A exposição foi criada pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura popular do Rio de Janeiro, a partir de uma dissertação de Mestrado da itaiopolense Analu Steffen, que reside atualmente na capital fluminense, e ficou exposta no Museu do Folclore Edison Carneiro no Rio de Janeiro. A exposição usa as Pêssankas e Bordados produzidos por artesões aqui de Itaiópolis, Maurício Linecia (Pêssankas) e Célia Miretzki (Pêssankas e Bordados), esta mesma exposição foi montada na Romaria Penitencial de Iracema deste ano.

A comitiva de Blumenau foi recepcionada pela Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Carolina Gaio e pela Chefe do Departamento de Cultura, Raquel Zanelatto. A comitiva acompanhada da Secretária de e da Chefe de Departamento visitaram a Casa da Cultura, onde observaram a Oficina ministrada pelo Professor Mauricío Linécia, após foram até o Paraguaçu – bairro histórico tombado pelo IPHAN – e depois foram até a comunidade ucraniana de Vila Nova.

A exposição “Pêssanka: ovos escritos poemas imagéticos” ficará exposta em Blumenau até do dia 31 de agosto. Na abertura da exposição estarão presentes a Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Carolina Gaio, e a Chefe do Departamento de Cultura, Raquel Zanellato, que levarão o pão Korovai para Blumenau; Os artesãos Maurício Linecia e Célia Miretzki também estarão na abertura da exposição que vai contar ainda com peças bordadas pela Dna. Sérgia Magueroski. O Grupo Folclórico Vesna de Mafra vai fazer uma apresentação durante a  abertura da exposição.

Legenda: Vinícius Wolff (Diretor de Cultura da Fundação Cultural de Blumenau), Michelle (Fundação Cultural de Blumenau), Carolina Gaio (Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer), Célia Miretki (Artesã), Maurício Linécia (Artesão), Raquel Zanelatto (Chefe do Departamento de Cultura), e alunas do Curso de Pêssanka e Bordado Ucraniano da Vila Nova.

Assessoria de Imprensa –

Prefeitura Municipal de Itaiópolis/SC