Núcleo de atenção a Saúde da Família realiza trabalhos em Itaiópolis desde 2009

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, projeto do Governo Federal, foi implantado pela Secretaria da Saúde de Itaiópolis em 2009, através de um projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

O NASF apresenta como principal objetivo a ampliação da abrangência das ações da atenção básica, cabe ao NASF, o qual é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, agir em parceria com as Equipes de Saúde da Família (ESF). O NASF não se constitui como porta de entrada, mais sim trabalha de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes de Saúde da Família. Para a implementação do NASF – tipo 1, a qual foi implantada no município de Itaiópolis, é necessária a presença de no mínimo 8 equipes de PSF’s – Postos da Saúde da Família.

O NASF é a saúde em ação, hoje contamos com 05 profissionais de nível superior atuando no NASF, sendo eles: uma fisioterapeuta, uma nutricionista, uma professora de educação física, uma psicóloga e uma assistente social. Segundo o Secretario da Saúde, Rodrigo Malat, os principais objetivos do NASF é fortalecer os atendimentos individuais e coletivos por profissionais que irão atuar em conjunto com as Equipes de Saúde da Família (ESF) no município; visando o tratamento individual e coletivo, nos territórios das ESF, desenvolvendo estratégias em conjunto, para identificar os problemas, planejar as atividades e ações prioritárias de forma conjunta.Este profissionais que compõe o NASF deverão realizar os atendimentos individuais especializado em sua área de atuação frente às patologias específicas de pacientes pertencentes a sua área de abrangência. Esperamos que todas as ações a serem implantadas reforcem a atenção primária de saúde, tendo como seu território de atuação todas as Unidades de Saúde das ESF, em número de 08 (oito) equipes.Estes profissionais irão suprir a falta destas atividades e dar suporte aos profissionais das Equipes de Saúde da Família, na busca pela melhoria da resolutividade, integralidade e planejamento destas ações de saúde que a população não tinha acesso.

A ampliação da Atenção Básica no município com estes novos profissionais irá valorizar as políticas sociais, à saúde física e mental de crianças, da mulher e do idoso, pois cada Equipe de Saúde da Família (ESF) irá trabalhar com estes profissionais, além de médicos, enfermeiros e dentistas.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis