Vem aí a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Começa nesta segunda-feira, 09, a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O público alvo desta campanha são todas as crianças menores de 05 anos que com apenas duas gotinhas (administração oral) previnem a paralisia infantil.

Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil é uma infecção viral causada pelo poliovírus. É mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos.  A transmissão do poliovírus pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral. Crianças de pouca idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sobrisco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte.Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios, portanto a vacinação universal pode erradicar essa doença completamente.

Vacinação
Todos os Postos de Saúde a partir de segunda-feira estarão administrando a vacina, dia 14 – próximo sábado os postos de Saúde do município estarão abertos das 8h às 17hs para vacinação das Crianças. A meta da Secretaria da Saúde é de vacinar 1680 crianças menores de 05 anos.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis