A Secretaria Municipal da Saúde firma convênio de Educação Continuada com a Sociedade Hospitalar Angelina Caron

A Secretária Municipal da Saúde celebrou convênio com a Sociedade Hospitalar Angelina Caron. O convênio é de Educação Continuada e será desempenhado em forma de estágio, para aperfeiçoamento dos profissionais da saúde.

Na área da saúde, especificamente na enfermagem, a busca por um processo educativo contínuo tem sido uma constante, no sentido de garantir uma assistência de qualidade à população, promovendo e melhorando as competências técnico-científicas, culturais, políticas, éticas e humanísticas dos trabalhadores. “É essencial o reconhecimento da educação continuada como promotora de mudanças, servindo também como um estímulo para que novos programas possam ser desenvolvidos”, citou o secretário da Saúde Rodrigo César Malat.

Estágio

O objetivo principal do estágio é aperfeiçoar o processo de aprendizagem, criando oportunidades para os enfermeiros e técnicos de enfermagem na sua atuação profissional.  Além disso, o estágio constitui-se em um mecanismo de integração das Equipes de Saúde da Família e a Unidade de Pronto Atendimento, gerando com isso um valioso intercâmbio entre os profissionais da Equipe, o que certamente irá contribuir para o desenvolvimento de ações para a população assistida em sua área.

Os treinamentos do estágio serão agrupados em áreas especializadas da enfermagem, como Pronto Socorro, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Pediátrica, UTI Cardíaca, Quimioterapia, Nefrologia, UTI Geral e UTI pediátrica.

A administração dos estágios é exercida pelo Diretor de Enfermagem da Instituição e compete, portanto, a este setor a organização, orientação e avaliação das atividades pertinentes ao programa, em consonância com as normas administrativas da Sociedade Hospitalar Angelina Caron.

A avaliação do estágio dar-se-á de forma continuada durante todo o estágio e através de relatórios e certificados aos alunos.

O estagiário deverá cumprir uma determinada carga horária estabelecido pelo Diretor de Enfermagem e irá executar atividades pertinentes a sua área de atuação. Toda a despesa do estágio é financiada pelo Ministério da Saúde, sem ônus para os alunos.

A programação de educação continuada em saúde foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde de Itaiópolis e tem uma grande importância no que diz respeito à aquisição e renovação de conhecimentos dos profissionais.

Para o trabalho em saúde, essa renovação dos conhecimentos é de vital importância, traduzindo-se em uma ação que beneficia todos os envolvidos na área da saúde:

Para o profissional: assegura a eficiência de sua atuação, gerando, ao mesmo tempo, motivação para este profissional.

Para a instituição: representa a busca de um melhor desempenho, fazendo com que diminuam as diferenças individuais na prática do serviço e elevando, ao mesmo tempo, o padrão de atendimentos.

Para o paciente: assegura uma melhor qualidade de assistência.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Itaiópolis