Restauro quase concluído

Iniciadas em maio do ano passado (2009), as obras de restauro da Igreja Santo Estanislau, no Bairro Alto Paraguaçu em Itaiópolis, estão quase chegando ao fim. Até agora, início de abril de 2010, já foram executadas aproximadamente 85% (oitenta e cinco por cento) das obras, estando concluídas o restauro de toda cobertura – estrutura de madeira, imunização, colocação de manta térmica, substituição de calhas e rufos e entelhamento; a recuperação do lanternim; limpeza, imunização e consolidação do extradorso do teto de estuque; todo o sistema de pára-raios (exceto a Torre) e execução do muro de arrimo.

Quanto aos aproximadamente 15% dos serviços faltantes para a conclusão do projeto, a Secretária Municipal Carolina Gaio informa que, "basicamente falta restaurar a parte externa da Torre, ou seja, lavagem, recuperação do reboco, pintura, conclusão do pára-raios e colocação das esquadrias que já estão prontas."

As obras têm sido realizadas pela Albatroz Arquitetura, Construção e Restauro Ltda., com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio do FunCultural da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. "A Igreja Santo Estanislau é a maior construída por imigrantes poloneses na América Latina, sendo tombada em nível estadual e federal", declara Carolina ressaltando a importância de se fazer o restauro da Igreja, um dos maiores atrativos do Município de Itaiópolis.

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer –

Prefeitura Municipal de Itaiópolis/SC