Presidente do IPHAN visita o Alto Paraguaçu

O Presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, esteve na terça-feira (08), visitando o conjunto o Bairro de Alto Paraguaçu, o qual é chamado pelo IPHAN de Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu. O presidente veio acompanhado de uma comitiva composta por técnicos do instituto, entre eles estavam presentes o Diretor de Patrimônio Material, Dalmo Vieira Filho e a Superintendente do IPHAN de Santa Catarina, Marina Cañas Martins. A visita tinha como objetivo a inspeção da Casa Polaski, que é de propriedade do IPHAN.

Casa Polaski

A casa Polaski foi adquirida pelo IPHAN no ano de 2007, e já recebeu um restauro emergencial e atualmente encontra-se em fase de projetos complementares. Após a restauração o IPHAN cederá a Casa para abrigar um Museu que contará a história da colonização de Itaiópolis.

O Prefeito Hélio Wendt, acompanhado do vice-prefeito Alfeu Schneider, da Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Carolina Gaio e da Srª. Izabel Kollross, moradora do Alto Paraguaçu e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural recepcionaram a comitiva do IPHAN e os acompanharam durante a visita na Casa Polaski. Após conduziram o Sr. Luiz Fernando e os demais representantes do IPHAN até a Igreja Santa Estanislau, onde foram recebidos pelo Padre Bolislau Bilj. A Igreja Santa Estanislau, é considerada a maior igreja construída por imigrantes poloneses.  Sua construção foi iniciada em 1915, tendo sido inaugurada no dia 08 de maio de 1922. Internamente, a Igreja é toda decorada com pinturas, apresentando pintura mural artística e serial por todas as paredes e forro da construção. Possui janelas com vitrais, figu­rativos e  decorativos. É tombada em nível estadual e federal. “Estou impressionado com o potencial turístico que Itaiópolis tem com o Alto Paraguaçu, estou admirado com o que estou vendo”, confidenciou o presidente do IPHAN ao prefeito Hélio, que prontamente respondeu dizendo que não vão faltar esforços da Administração Municipal para colocar o Alto Paraguaçu no lugar de destaque que merece, “Fico feliz em saber que o senhor está admirado com o nosso potencial, com a nossa cultura. Nós vamos transformar o Alto Paraguaçu num polo turístico de Santa Catarina”.

A comitiva do IPHAN visitou ainda o Salão Pe. Hugo Dylla, que abriga o Cine Paraguaçu e depois foram até a Casa Narloch (Restaurante da Zenita), construída em 1920 em madeira, que já funcionou como açougue, hotel e restaurante, atualmente funciona como moradia e restaurante da Sr.ª Zenita Carlota Narloch Westphalen. Na Casa Narloch a os membro do IPHAN tomara um delicioso café colonial com comidas típicas de nossa cidade.

A Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer destacou a importância da visita do presidente do IPHAN, “É a primeira vez que ele vem nos visitar, ele veio de Brasília para conhecer pessoalmente nossa cultura, nossa história”, disse a Secretária Carolina Gaio.

O que é o IPHAN

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas. Esta responsabilidade implica em preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, bem como assegurar a permanência e usufruto desses bens para a atual e as futuras gerações.

São mais de 20 mil edifícios tombados, 83 centros e conjuntos urbanos, 12.517 sítios arqueológicos cadastrados. Além de mais de um milhão de objetos, incluindo acervo museológico, cerca de 250 mil volumes bibliográficos, documentação arquivística e registros fotográficos, cinematográficos em vídeo.