Iracema: noso pólo cultural do artesanato

 

         Durante a  Romaria de Iracema em Itaiópolis, no dia 07 de março,  foi o lançamento do PROMOART na comunidade de Iracema, com exposição e venda das pêssankas e bordados ucranianos confeccionados no Município. A exposição contou com mais de 300 visitantes e a participação da Gestora do Programa, Wilmara Figueiredo, dos artesãos Célia Miretz e Maurício Linécia, das Irmãs Júlia e Baselina, do Presidente da AJUSC e da Secretária  Municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer, Carolina Gaio.

         Para quem ainda não conhece, o Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – PROMOART – está integrado ao Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura e foi criado com a finalidade de apoiar grupos produtores de artesanato de tradição cultural, buscando o desenvolvimento desse setor da cultura brasileira, que, apesar de rico, permanece ainda pouco reconhecido e valorizado. "É um programa que visa destacar a qualidade e a importância dos saberes tradicionais específicos dos quais os artesão são portadores, na promoção de um mercado que reconheça esse valor, oferecendo condições dignas de sobrevivência aos artesãos e estimulando a expressão de sua arte.", explica a Secretária Municipal Carolina Gaio.

        Ainda em fase de implantação, o programa já abrange 65 pólos distribuídos em todas as regiões do país, selecionados por uma comissão especialista dentre mais de 150 opções. Entre os critérios que orientam a seleção destacam-se a importância cultural e a alta qualidade do artesanato, além da variedade de tipologias e de técnicas envolvidas na produção.   "O que Itaiópolis não deixou a desejar com tanta variedade e riqueza artesanal, conquistando por isso o apoio do programa.", comenta a Chefe do Departamento de Cultura Raquel Zanelatto.

       Na região Sul estão sendo contemplados : Cordas e percussões do fandango caiçara – de Paranaguá, Morretes e Guaraqueçaba/PR; Iguapé e Cananéia/ SP; Renda de Bilro de Florianópolis – Florianópolis/SC e Bordado Ucraniano e Pêssakas de Iracema – Itaiópolis/SC.