Restauração da Igreja Santo Estanislau será retomada nos próximos dias

No último dia 30/07, sexta-feira, foi realizada uma reunião com o proprietário da Albatroz Arquitetura, Construção e Restauro, Dirceu Contti, para retomada das obras de restauração da Igreja Santo Estanislau. A reunião aconteceu no Salão Hugo Dylla, e contou com a presença do Padre Boslislau, do Presidente do CAEP – Mario Andrzejewski e de representantes da comunidade do Alto Paraguaçu.As obras de restauro da Igreja ficaram paradas por motivos administrativos e agora serão retomadas nos próximos dias. O custo da restauração ultrapassa a cifra dos R$ 700 mil e 85% das obras já foram concluídas, como a cobertura da Igreja (estrutura de madeira, imunização, colocação de manta térmica, substituição de calhas e entelhamento); limpeza, imunização e consolidação do extradorso do teto de estuque; recuperação do lanternim; execução do muro de arrimo; e sistema de para-raios.

Nesta etapa final será feita a restauração da parte externa torre (lavagem, recuperação do reboco, pintura, colocação de esquadrias e colocação de vitrais). Em breve a maior Igreja da América Latina, construída por imigrantes poloneses terá toda a sua estrutura recuperada.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis