Aulas iniciaram com êxito

No último dia 17, começaram as aulas nas escolas de Itaiópolis e ao que parece, sem grandes problemas. Segundo a Secretaria de Educação, todas as escolas municipais foram cuidadosamente preparadas para receber  os seus dois mil e cem alunos matriculados na rede, distribuídos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Para atender essa demanda de alunos, a secretaria conta hoje com 202 professores, sendo 94 efetivos e 108 contratados em caráter temporário para 2010.

O transporte escolar está funcionando normalmente e, segundo o coordenador do transporte escolar, o Sr Bartolomeu Blum, é normal que nas primeiras semanas ainda haja alguns ajustes de linhas e horários pelo fato de que novas empresas foram licitadas para 2010 e ainda estão se adaptando à realidade do município.  "Para esse ano de 2010, algumas linhas foram refeitas com o objetivo de reduzir o tempo do aluno dentro do transporte escolar e melhorar a qualidade do atendimento no nosso município", ressalta Blum.

A Secretária de Educação, Maria Aparecida Wielewski Linzmeier, reconhece que o único problema significativo é o fato de que o transporte escolar não está chegando em algumas localidades devido às más condições das estradas.  Entretanto, a Secretaria de Obras já está tomando as providências cabíveis para resolver esse problema.   Segundo Maria Aparecida, todos os diretores das escolas já foram orientados para que esses alunos que estão faltando à aula por causa das estradas, não sejam prejudicados, nem com faltas, nem com perda de conteúdos. "Peço aos pais que não se preocupem, pois os professores irão, de alguma forma, recuperar os conteúdos perdidos durante esses dias", relata a Secretária.

Com relação à Merenda Escolar, "todas as escolas iniciaram as aulas com alimento suficiente para atender os alunos e as entregas dos fornecedores licitados que atendem durante o ano de 2010 semanalmente", relata o nutricionista Jardel Pasini Deolindo, responsável pelo departamento de merenda escolar do município.   E a primeira novidade para esse ano parte justamente da merenda escolar, a qual será comprada diretamente dos produtores rurais da nossa região, como forma de incentivo à Agricultura Familiar. A segunda novidade, no entanto, é a implantação de cardápios pré-estabelecidos, para cada escola,  de acordo com a idade e necessidades da criança.  Ou seja, os pais poderão solicitar todo mês, junto à direção da escola,  a cópia do cardápio que o nutricionista elaborou e acompanhar a qualidade da merenda escolar.

Já os materiais de limpeza e manutenção necessários às escolas também foram distribuídos a todas as unidades escolares devido ao estoque feito no ano passado, justamente pensado para o início de 2010, uma vez que a licitação para compra de materiais ainda está em andamento e só será concluída em março.

Também estão sendo realizadas reuniões  com o Conselho Municipal de Educação e Conselho do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) para prestação de contas das ações e gastos referentes ao ano de 2009 e sobre o planejamento para 2010.

E é com essa responsabilidade, transparência e amor pela educação, que a equipe da Secretaria Municipal de Educação dá as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos,  pais, professores e demais funcionários para que iniciemos nossas atividades com vibração e alegria.

Secretaria Municipal de Educação de Itaiópolis.

"Educação de qualidade é o nosso maior desafio."

Prefeitura Municipal – Itaiópolis/ SC