Secretaria de Agricultura e produtores rurais do Município se reuniram nesta quarta-feira para discutir o uso adequado dos maquinários

Na manhã de quarta-feira, 13/01, o Gestor Municipal de Convênios, Francisco A. Pinotti, o Técnico Agrícola da Epagri, Enio F. Cesconetto e o Secretário Municipal de Agricultura de Itaiópolis, Agenor Stocco, reuniram-se com os produtores rurais do Município para definirem qual a melhor alternativa para o uso dos maquinários da Secretaria. Uma reunião que poderá ter previsão mensal, conforme instruções do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itaiópolis – CMDR, após ser definida uma Comissão que irá fiscalizar e avaliar a qualidade dos serviços prestados e a efetividade do atendimento, por exemplo. "Essa é uma das melhores alternativas para que iniciemos 2010 em sincronia com nossos produtores rurais e haja maior transparência no nosso trabalho, além da satisfação real dos produtores.", ressaltou o Secretário Municipal Agenor Stocco.

A discussão girou em torno de duas alternativas: o uso das máquinas para transporte de calcário e/ou para transporte de materiais. Como ambas são de interesse dos agricultores e proprietários rurais, mas há poucas máquinas disponíveis para atender a todos ao mesmo tempo, a decisão final dessa reunião estabeleceu que o uso do caminhão para transporte de calcário é essencial durante todo o ano, mas será utilizado preferencialmente entre os meses de abril a setembro, de acordo com o CMDR. Assim, "durante os outros meses o caminhão da Secretaria estará disponível para o transporte de materiais para, por exemplo, as estradas que dão acesso às propriedades dos agricultores e demais serviços comumente prestados pela Secretaria de Agricultura.", completa Pinotti.

Francisco A. Pinotti e Enio F. Cesconetto conduziram a reunião com uma idéia-chave: Planejamento. Para isso, apresentaram um projeto que sugere a organização de um Programa Municipal de Transporte de Calcário e a melhoria de acessos e serviços na infraestrutura das propriedades rurais. De acordo com o planejamento proposto, anualmente o transporte de calcário vindo de Curitiba ou de localidades mais próxima irá beneficiar aproximadamente 480 produtores, enquanto que o calcário vindo de Três Barras beneficiará cerca de 720.   Outros números e valores foram apresentados no projeto, porém, Pinotti fez uma ressalva não descartando a mudança dos números e casos de novos temporais, entre outras intempéries que podem alterar subitamente os planos. "Isso, porém, não é motivo para demasiada preocupação, uma vez que com a criação de uma Comissão o planejamento poderá ser modificado para atender às expectativas.", assegura.

Muitos dos agricultores presentes também se manifestaram sobre suas necessidades, trouxeram idéias e alguns alertas como a importância do uso do caminhão também para a melhoria das estradas e da responsabilidade individual, uma vez que a Secretaria de Agricultura não pode ser a única responsabilizada. "Cada um tem o seu papel e suas próprias responsabilidades individuais para cumprir também.", comenta o produtor Valdir Stoppa, da localidade de São Pedro.

A reunião encerrou com a apresentação de algumas metas a serem focadas em uma próxima reunião do CMDR, a ser realizada após serem adquiridos pela Secretaria de Agricultura de Itaiópolis alguns novos bens – um caminhão e uma retroescavadeira – previstos ainda para o início do ano, após ser realizada a devida licitação para a compra.

Após a apresentação das metas: estabelecer planilha de custos – os valores a serem cobrados pelos serviços prestados, definir a forma de funcionamento e de atendimento às necessidades dos agricultores e, ressaltando, criar uma comissão fiscalizadora, o projeto foi  aprovado pelos presentes e assinada uma ata, que será encaminhada ao CMDR.

Estiveram presentes, nessa reunião, o Presidente da Câmara de Vereadores do Município, Alcides Nieckarz, o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura, Nilton A. Pistoni, e produtores rurais das localidades de São Pedro, Moeminha, Linha Montaury, São Roque, Santos Dumont, Bahia do Itajaí, Linha Cerqueira, Santo Antônio, Cachoeira e Distrito de Itaió.