Secretaria de Educação inaugura mais um Centro Infantil: o CEI Vila Nova

A inauguração do Centro de Educação Infantil Vila Nova – o CEI Vila Nova – ocorreu na segunda-feira, dia 09 de novembro, com o descerramento da placa inaugural pelo Prefeito Municipal, Helio César Wendt, e pela Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Linzmeier. Estiveram presentes também o Vice Prefeito, Alfeo Schneider, os Secretários e Secretárias Municipais Agenor Stocco, Angela Maria Linzmeier, Carolina Gaio, Raul Ferreira e Rodrigo Muniz Malat. Bem como diretoras das escolas do Município, professoras e demais interessados em conhecer a nova creche. Representando a Câmara de Vereadores estiveram presentes na inauguração o Presidente da Câmara Alcides Nieckarz, o vereador Wilson Matias Marciniak e as Vereadoras Maria Gorete Ruthes e Marlete Arbigaus.

Já inaugurada, hoje a nova creche está atendendo aproximadamente 80 crianças de 0 a 5 anos, em período integral,  divididas em 04 turmas entre: berçário, maternal I, maternal II e pré-escolar. Para atender essas crianças foram efetivados alguns funcionários e professores que passaram no último Concurso Público Municipal, totalizando 22 funcionários, dos quais são: 02 Serventes de limpeza, 01 Merendeira, 08 Professores com carga horária de 20h semanais, 09 Auxiliares de educação infantil e 02 Vigias.

A Secretaria Municipal de Educação já investiu neste projeto o total de R$ 100.149,35, entre material de construção, mobílias, material didático e aluguel da casa. Como a reforma da creche se deu na gestão anterior, a partir de agosto de 2007. De agosto de 2007 à dezembro de 2008 a Prefeitura havia gasto R$ 10.400,00 com o aluguel da casa, sendo pago pela gestão anterior R$ 9 .100,00, resultando a dívida de R$1.300,00 para a nova gestão que assumiu em janeiro de 2009. Quanto a despesas com materiais de construção e mobílias, até 2008 foram gastos R$ 39. 968,35, sendo paga pela gestão anterior a quantia de R$ 17.592,80, restando a dívida de 22. 375,55 centavos para esta gestão.

Assumindo também essas dívidas, a nova gestão assumiu em 2009 e obteve os seguintes gastos para finalizar a reforma do Centro Infantil Vila Nova: R$ 6.500,00 com o aluguel da casa de janeiro a outubro deste ano (2009) . E R$ 43.281,00 gastos com materiais de construção, material didático e mobílias. Resultando então no total, já mencionado, de R$ 100.149,35 todas as despesas com a reforma do Centro Infantil desde 2007 até os gastos obtidos até outubro de 2009. Somando-se os R$ 16.900,00 (10.400,00 6.500,00) gastos com o aluguel da casa mais 83.249,35 (39.968,35 43.281,00) gastos com os materiais e demais necessidades da reforma.

Investimento este, realizado com recursos próprios da Prefeitura, pertencentes aos 25% destinados à educação. “O investimento foi alto e o processo demorado, mas o importante é que essas crianças tenham uma boa condição educacional, com a segurança adequada e o atendimento por profissionais habilitados que desenvolvam um excelente trabalho pedagógico.”, observa a Secretária Municipal de Educação.

O início desta construção se deu em agosto de 2007, em cumprimento ao Compromisso de Ajustamento de Conduta, celebrado com a Promotoria Pública no Procedimento Administrativo Preliminar nº 04/2007.  Para tal, foi alugada uma casa residencial no bairro Vila Nova, a qual precisou ser reformada para que pudesse atender às necessidades de uma escola. Em janeiro de 2009 o prefeito Helio César Wendt e sua equipe assumiram a Prefeitura e detectou-se a necessidade de reformulação da planta arquitetônica para adequar, por exemplo, portas, janelas e banheiros, de forma que atendessem às necessidades de uma escola de educação infantil. “Quando assumimos esta gestão, as obras da creche já haviam iniciado, mas muitos reparos ainda precisavam ser realizados.”, pondera a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida W. Linzmeier.

Em junho de 2009 foi retomada a reforma e, concomitantemente, feitas licitações para aquisição do restante de materiais e mobílias necessários para a abertura da escola. A intenção da Secretaria Municipal de Educação era entregar a creche na primeira quinzena de agosto, entretanto, isso não foi possível devido ao mal tempo, já que as chuvas atrapalharam o trabalho dos pedreiros.

Outros motivos que impediram a entrega da creche para agosto foram, primeiramente, a preocupação por parte da Prefeitura e da Secretaria de Educação em atender à demanda da população, em especial do bairro Vila Nova, para que as mães que trabalham fora pudessem ter um local para deixarem seus filhos. E em segundo, mas não menos importante, quanto à necessidade de contratação de recursos humanos, aumentando, conseqüentemente, a folha de pagamento do Município, o que teria que ser justificado ao Tribunal de Contas.

Hoje, no entanto, a creche já está em pleno funcionamento e configura uma conquista para a Prefeitura Municipal de Itaiópolis, em especial para a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida W. Linzmeier e o Prefeito Helio César Wendt, que não mediram esforços para que este Centro de Educação Infantil entrasse em funcionamento e contribuísse de fato para o desenvolvimento educacional do Município, atendendo a mais famílias e sanando a falta de vagas nas creches.