Departamento de Habitação faz requerimento de 150 novas casas para o Município

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação está participando da distribuição de casas pelo programa do governo federal "Minha casa minha vida". O Departamento de Habitação do Município já fez o requerimento de 120 casas ao Ministério das Cidades por meio de dois protocolos, na última semana. Sendo que das 120 casas, 60 são para área urbana concentrada, ou seja, para terrenos da Prefeitura, e as outras 60 para área urbana pulverizada, o que significa dizer em terrenos de terceiros.

Como havia ainda a possibilidade de requerimento de mais um protocolo, a Cohab de SC se encarregou de fazer o pedido de mais 30 casas para perímetro urbano em terrenos de terceiros. Totalizando, assim, 150 casas requeridas ao Ministério das Cidades pelo Município de Itaiópolis. O chefe do Departamento de Habitação, Francisco Antonio Pinotti, ressalta, porém, que o requerimento não é sinônimo de que todos os pedidos serão atendidos, pois é apenas uma solicitação, já que o Ministério irá divulgar somente daqui três meses os contemplados e o número de casas disponibilizadas por cidade. Vale lembrar que essas casas vão ser destinadas às famílias que ganham até três salários mínimos e que estão cadastradas no CadÚnico, ou Bolsa Família. Vão ter prioridade a essas casas as famílias que possuam idoso, deficiente, famílias que estejam em risco ou em insalubridade, o número de crianças e, principalmente, que estejam em conformidade com os requisitos do próprio governo federal para a aquisição das casas

A Secretaria de Desenvolvimento social também informa ter encaminhado ao Estado um documento para mudar de gestão Inicial para Básica, o que vai permitir que o Município de Itaiópolis esteja habilitado para receber recursos do CRAS a partir do ano que vem. Recursos estes destinados para o atendimento das famílias que estão no CadÚnico. O valor do recurso vai ser de R$ 4.500 mensais para a área de Assistência da Secretaria.

Esse convênio com o CRAS foi assinado na terça-feira passada, dia 27 de outubro, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional realizada em São Bento do Sul. Além de convênios entre as prefeituras e secretarias de assistência social, os Conselheiros também aprovaram recursos vindos da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina no valor de 175 mil reais para implantação da Incubadora Tecnológica em Mafra, que vai atender o nosso Município de Itaiópolis, o de Papanduva e o de Monte Castelo.  A próxima reunião da CDR está agendada para o dia 24 de novembro em Papanduva e, como todas as reuniões mensais do Conselho de Desenvolvimento Regional, é aberta também ao público em geral.