Moradores de Alto Paraguaçu devem consultar o IPHAN para realização de qualquer obra em seu imóvel

Nesta segunda e terça-feira, 14 e 15/09, Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN estiveram em Itaiópolis realizando algumas ações. Em Alto Paraguaçu, (Núcleo Histórico Tombado do IPHAN), eles foram companhados pela Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer, Carolina Gaio, pela Chefe do Depto. de Cultura, Raquel Zanelatto, e pelo Baltasar Andruchewicz, também do Depto. de Cultura do Município. Eles visitaram proprietários de casas históricas que pretendem reformar suas residências, fizeram um estudo dos imóveis que necessitam com mais urgência de projeto de restauro e também um estudo quanto ao local mais apropriado para instalação da antena da Empresa de Telefonia Móvel Claro.

Os Técnicos visitaram também a localidade de Iracema, local onde foi implantado o Programa Promoart e dois arquitetos estiveram analisando minunciosamente a Casa Polaski para elaboração do Projeto de Restauro Total do Imóvel. A casa Polaski foi adquirida pelo IPHAN e após o restauro abrigará um escritório do Instituto e possivelmente um Museu.

A Secretária Municipal Carolina Gaio alerta apenas para que todos que residem em Alto Paraguaçu consultem o IPHAN para a realização de qualquer obra em seu imóvel, independente se é histórico ou não. Aos que pretendem construir no Bairro deverão apresentar o projeto na Prefeitura Municipal em duas vias, sendo que uma delas é enviada automaticamente para análise e parecer do IPHAN.

Qualquer dúvida pode-se procurar a Secretaria de Ind. Com. Turismo e Lazer, na Casa da Cultura, que os pleitos serão encaminhados ao IPHAN.

Mais informações pelo fone: (47) 3652-1306 – Casa da Cultura.