Defesa Civil de SC alerta para risco de novos temporais e granizo na sexta-feira

De acordo com a Defesa Civil de SC, uma nova frente fria deve passar por SC nesta sexta-feira, 18 de setembro. Com essa frente, a chuva tende a voltar com risco de temporal, descarga elétrica, queda de granizo, vento moderado a forte e a temperatura estará em elevação a partir de amanhã, terça-feira, (15), com máximas chegando até 28º em algumas regiões do Estado até quarta-feira, (16). As temperaturas podem voltar a se elevar devido a uma massa de ar com menos umidade no Sul do Brasil, o que diminui a nebulosidade e favorece a presença do sol. Mas, devido à formação de áreas de instabilidade, a chuva retorna para boa parte do Estado ainda na quarta-feira.

Por isso, a Defesa Civil alerta para que todos tenham atenção especial, já que os últimos meses foram de chuva frequente e intensa e o solo permanece vulnerável, intensificando a possibilidade de deslizamentos. Portanto, observe qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência e a possível inclinação de postes ou árvores. Nestes casos, a Defesa Civil do Estado recomenda que a família acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Em caso de granizo, o conselho é se proteger em lugares seguros, com boas coberturas; fechar as portas e janelas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil Municipal, representada no Município de Itaiópolis pelo Secretário Executivo de Defesa Civil Cássio E. Bilicki, que está fazendo todo o levantamento dos estragos causados pelo último vendaval, ou ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Em Itaiópolis, os estragos provocados pelo último vendaval ocorreram em praticamente todas as localidades e foi decretada Situação de Emergência pelo Prefeito Helio César Wendt no dia seguinte ao ocorrido, portanto, em 09 de setembro. Ainda hoje, segunda-feira, o Prefeito Helio César Wendt partiu para uma audiência em Brasília, juntamente com Prefeitos de outras regiões afetadas de SC, na tentativa de conseguir recursos para amenizar os prejuízos. A audiência está marcada para hoje, terça-feira, com os Ministros do Estado e, se possível, também com o Presidente Luís Inácio Lula da Silva para que a situação dos Municípios seja avaliada. A Defesa Civil do Município de Itaiópolis avisa também que em breve estará repassando o panorama geral da situação e de todos os estragos à população.