31 DE MAIO – DIA MUNDIAL SEM TABACO
Em 1987 a Assembléia Mundial de Saúde aprovou uma resolução determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) articula em todo o mundo esta atividade, com a finalidade de alertar a população sobre os riscos causados pelo consumo de tabaco e de implementar ações de controle do tabagismo.
O tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo. É o único produto que mata quando consumido como orientam os seus fabricantes. O tabaco mata cerca de 50% de seus usuários regulares.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina e, por isso, está inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial da Saúde.
Também é considerado o mais importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais como o câncer, as cardiovasculares, enfisema, entre outras.
Morrem no mundo cerca de cinco milhões de pessoas por ano, devido ao tabagismo, sendo 200 mil no Brasil.
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Itaiópolis conta com um programa de controle ao tabagismo, onde são realizados grupos e fornecidos medicamentos para auxiliar as pessoas que decidem parar de fumar.
Quem estiver interessado em participar do programa deve procurar o CAPS ou entrar em contato através do telefone 3652-2768
Se você parar de fumar agora…
- após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
- após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
- após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
- após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
- após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
- após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou
Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!