Alunos são destaque em projetos de educação no campo na Escola Municipal Rio da Estiva

Em 2008 vários projetos estão em andamento na Escola de Rio da Estiva, área interiorana do município de Itaiópolis. No bojo, dos trabalhos, o principal objetivo é o desenvolvimento de hábitos e respeito ao meio ambiente. Alunos de 5ª à 8ª série demonstram interesse nas disciplinas que envolvem educação do campo. Filhos de agricultores agregam o conhecimento adquirido na escola, nas propriedades rurais. Participam de aulas teóricas e práticas ligadas à agricultura. Eder Alves da Silva, professor de educação do campo, acompanha e orienta os alunos em todos os momentos das práticas estudadas.

A Escola Municipal Rio da Estiva está com uma ótima estrutura de trabalho. Dispõe de um bosque com espécies nativas e nascentes de água, uma horta com diversos tipos de plantas medicinais, hortaliças e verduras, uma composteira orgânica e um minhocário, além da produção de mudas de jardinagem, onde os próprios alunos as transferem para o jardim da escola, deixando-o ornamentado e florido. Todas as iniciativas da equipe pedagógica e, principalmente, dos alunos, podem ser apreciadas por todos que visitam e freqüentam a escola.