Vacina contra paralisia infantil: município já vacinou mais de 80% de crianças

A prefeitura municipal de Itaiópolis, através da Secretaria da saúde, está realizando a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. O trabalho é em nível Nacional , sendo que o dia ícone da campanha foi o último sábado (14). A abertura oficial da campanha da vacina da gotinha se deu no último dia 09, e prosseguirá até o próximo dia 27. Esse ano, o slogan da campanha é "paralisia infantil: tem que vacinar, não pode bobear".

Em Itaiópolis, já foram vacinadas cerca de 80% do total de crianças. A meta para este ano, conforme o Ministério da saúde é vacinar 95% do total de crianças entre 0 a 5 anos. "Devido a problemas climáticos no município, resultado das chuvas, muitos pais não trouxeram seus filhos no dia 14. Contratamos brinquedos e realizaríamos atividades lúdicas, mas não foi possível, pela condição do terreno e a própria umidade", apontou a enfermeira Anny Bohnen, responsável pelo setor de vigilância epidemiológica da Secretaria da saúde.

Na primeira etapa da campanha, toda a rede de saúde municipal realizou a aplicação oral da gotinha. Nessa empreitada, cerca de 70 profissionais da saúde do município estavam mobilizados. Destaca-se ainda, que dia 09 de agosto é a segunda etapa da vacinação. "Ainda estamos vacinando nos postos, queremos acima de tudo combater essa moléstia. É imprescindível que os pais se embrenhem e tragam seus filhos para tomarem a gotinha", concluiu Anny.