Projeto para cultura de produtos orgânicos é apresentado ao prefeito

Membros da Associação de Mulheres Horticultoras Orgânicas da Agricultura Familiar de Itaiópolis reuniram-se nesta quinta-feira (26), com o prefeito Municipal, Ivo Gelbcke, o secretário de Administração e Finanças, Itamar José Francez e o secretário de Agricultura e Obras, Vilson Linzmeier para apresentar o projeto que pretende expandir a cultura de produtos orgânicos, processamento e venda. Atualmente a associação conta com 25 horticultoras.

Segundo a representante da associação, Marilda Teresa Gelbcke, a iniciativa de criar a entidade surgiu no verão deste ano. De acordo com ela, em três meses, os membros aumentaram de 4 para 25. O objetivo da associação é plantar e colher produtos orgânicos, os quais serão processados para a venda.

A expectativa, conforme Dorilda Schlucubier, horticultora da associação e residente na localidade de São Roque, é de que os produtos tragam um ganho de R$ 50,00 por semana. A associação apresenta uma estrutura simples, entretanto já demonstrou bons resultados, garante Dorilda.

Ao apresentar o projeto para o prefeito, as horticultoras mostraram interesse em ampliar a produção. Segundo o relato, indústrias locais procuraram os alimentos processados para servir nas refeições, mas a estrutura ainda não comporta tanta produção. Por enquanto, os produtos processados e oferecidos para a comercialização são, o repolho, cheiro verde, acelga e couve. Todos picados e embalados. Com o tempo a intenção e estender a produção e trabalhar também com as plantas medicinais.

Impressionado com a iniciativa, o prefeito garantiu apoio de divulgação ao projeto e enfatizou que, para receber recursos financeiros, toda e qualquer associação deve estar regulamentada e registrada. "Quando a entidade estiver legalizada, com certeza, iremos encontrar uma maneira de destinar recursos", explicou.

O comércio desses produtos está sendo feito, diariamente, na residência da horticultora Marilda Teresa Gelbcke, na Rua Antônio Correia, nº 1190. Maiores informações pelo fone: (47) 9107-5973.