Prefeitura viabiliza projetos que incluem beneficiados do Programa Bolsa Família

Em conjunto com o Programa Bolsa Família do Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Itaiópolis desenvolveu um projeto para realizar palestras e cursos que resultem em capacitação aos beneficiários do Bolsa Família, bem como novas oportunidades no mercado de trabalho. De acordo com a representante do projeto "Gestão do Programa Bolsa Família", Karin Kuyaski, a idéia foi apresentada ao Conselho do Bolsa Família em abril deste ano, e aprovada. Para participar dos cursos é necessário estar inscrito no Programa Bolsa Família. Todos os integrantes da família têm o direito de participar.

Desde abril foram iniciados cursos e palestras. O primeiro foi o de manicura com nove participantes. No curso, ministrado pela professora Nadir Geraldo, as alunas aprenderam os métodos para bom exercício da profissão de manicura, como higienização de materiais, poda de cutículas e a boa pintura das unhas. O segundo curso, foi o de jardinagem e contou com oito alunos.

Em andamento estão, os cursos de Bordado em Chinelo e Pintura no Tecido. Sete mulheres estão participando do curso de Bordado em Chinelo com a professora Marielza Arbigaus. Entre elas, Caroline Ribeiro da Maia (13 anos), que aprendeu a bordar no curso e já tem três encomendas. Ela contou que seu trabalho fez sucesso e recebeu os chinelos para bordar e pelo trabalho irá cobrar R$ 8,00, incluindo a mão-de-obra e as missangas utilizadas.

A professora Marielza ressaltou que a criatividade das alunas é incentivada durante as aulas. Relatou que mostrou um modelo na primeira aula, mas que, nas seguintes elas criaram seus próprios bordados. A aluna Ana de Oliveira, diz que esta adorando o curso e que procura aproveitar as oportunidades oferecidas. "A minha expectativa é de aumentar a renda da família com os bordados em chinelos", disse.

De acordo com Karin, a implantação deste projeto visa integrar as famílias que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, alcançando metas nunca sonhadas, não somente pelos resultados que deverão acontecer, mas também pelo ganho emocional e cultural, aumentando a perspectiva de uma vida melhor aos participantes.

Diz ainda que, após a realização das ações, além de motivar com trabalhos comunitários e através de cursos profissionalizantes, os beneficiados poderão ocupar o tempo ocioso com várias atividades que servirão como alternativas de renda, capacitando, conscientizando, tirando-as de situação de alto risco, oferecendo condições igualitárias de acesso às oportunidades, melhorando sua qualidade de vida, e gerando renda para complementar o sustento de sua família, despertando interesse e capacidade acreditando em seu potencial.

Palestras

Entre os assuntos enfocados nas palestras, estão: higiene, comportamento social, prevenção de DST's, prevenção de gravidez, e gravidez na adolescência. As palestras já aconteceram na E.M. Bom Jesus, E.M Renascer, E.M Rio da Estiva, E.M Rio da Areia, E.E.B. Amandus Bauer, E.E.B Virgílio Várzea, além da localidade de Uvaraneira.

Próximos cursos

Curso de Doméstica. As inscrições estão abertas e os interessados devem procurar a Casa da Cultura no setor da Bolsa Família. Para efetuar será necessário apresentar o Cartão do Bolsa Família. Todos os membros das famílias podem participar dos cursos. Durante o curso serão ministradas aulas sobre a utilização do microondas, forno elétrico e também sobre ética no trabalho.