Professores da rede municipal de Itaiópolis têm um dos melhores salários do Brasil

Representantes do Poder Executivo Municipal de Itaiópolis participaram em Florianópolis da reunião com a União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME), o Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e demais órgãos que lutam por melhores salários aos educadores. Juntos realizaram um cálculo, com base no valor aluno do FUNDEB, para diagnosticar como estão os salários dos professores municipais. A reunião contou com a palestra da professora Marta Vanelli, a qual teve como tema a remuneração da classe pedagógica.

Após muitos cálculos o Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) chegou ao piso salarial de R$ 1.100,00 para os professores com nível superior. A secretária de Educação, Cleusa Hubner Kazmierczak, comparou o piso com o salário dos professores da rede municipal de Itaiópolis que é de R$ 1.307,80 e destacou, " que os compromissos da valorização profissional tida como meta pelo prefeito Ivo, estão sendo cumpridos" .

Disse, ainda, a secretária, que se colocarmos em comparação com os salários de muitos municípios de Santa Catarina, Itaiópolis apresenta um dos melhores, tomando  como exemplo os município vizinho de Papanduva e também, Curitibanos, os quais têm salários inferiores aos praticados aqui. "Basta conferir nos editais de concurso destes municípios", esclareceu.

A remuneração condizente com a importância do trabalho dos professores, busca valorizar a profissão do docente. Segundo a secretária, ao instituir o plano de carreira, mais um compromisso foi efetivado, e houve o reconhecimento da função do professor e do seu papel relevante na melhoria da qualidade da educação e na formação de alunos mais participativos para o exercício da cidadania.

O prefeito Ivo Gelbcke, ficou satisfeito com a classificação do salário dos professores do município. "É de conhecimento de toda a população, o papel do professor na educação de nossas crianças e jovens, nada mais justo, eles serem recompensados com um salário condizente e dentro das possibilidades orçamentárias da Administração Municipal", ressaltou o prefeito.