Setembro Amarelo, Mês de Prevenção ao Suicídio com divulgação do CAPS de Itaiópolis que se prepara para a programação do mês. “ Valorização da vida.”

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio. A Prefeitura Municipal de Itaiopolis, por meio da Secretaria de Saúde Municipal e o CAPS,  abraçam  a causa e propõe diversas ações referentes ao tema que abrangem iniciando   no dia 04 a 31 de setembro, com a parceria da toda a rede de saúde serão entrevistados os profissionais : psiquiatra, clínicos gerais, psicólogos, enfermeiros, assistente Sociais, conselheiros de saúde,  terapeutas holístico, CAPS, CRAS, NASF, Secretaria de Saúde Municipal, Policia militar e ainda  religiosos de todas as crenças,  voluntários, estagiários e familiares da saúde mental  para ser divulgados pelo meio de comunicação mais ouvido na cidade pelas rádios são elas Top, Sintonia e Demais Fm, onde serão divulgadas as entrevistas de prevenção ao suicídio durante todo mês de setembro, para reforçar a importância  da vida  da população itaiopolense e toda a região.

Já no dia 12.09.18 serão  realizadas  palestras educativas e preventivas  para os adolescentes sobre o tema.  Nas seguintes unidades escolares  NAES  e Virgilio Várzea com Drº Psiquiatra Rodrigo Assunção.  Com o tema “ Valorização da Vida”, ocorrerá no período da manhã nos respectivos espaços .

E no segundo momento no período manhã por outra parte da equipe será trabalhado  a população em geral, no Calçadão com panfletagem, entrega de folder e informativos da campanha e  assim como atendimento visando orientações. O tema da campanha ‘Falar é a melhor solução’ tem o objetivo de alertar a sociedade a respeito da realidade em torno do suicídio.

Dia 18 setembro será realizado um STANDER na empresa SEARA, com a parceria da CIPA,  no  período matutino e noturno, para os colaboradores, com o  tema álcool e outras drogas fatores de evidencias ao suicídio.

No dia 28 de setembro, com a participação  da equipe do CAPS de Itaiopolis no V Seminário Municipal de  Mafra SC com a Prevenção ao Suicídio. Publico alvo: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, profissionais da área da saúde e outras áreas que compõem rede de cuidados, bem como estudantes.

Existem diversas formas de se buscar ajuda, orientação, ou conselhos no caso de problemas relacionados ao suicídio. Família, amigos e colegas, igreja, trabalho e grupos de convivência são algumas opções.

A ajuda também pode ser encontrada na Unidade de Saúde mais próxima, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através do telefona (47) 3645 – 2768 ou no Centro de Valorização da Vida – CVV, o acesso pode ser feito pelo site: www.cvv.com.br ou pelo número 188, a ligação é gratuita para qualquer linha de telefone fixo ou móvel.

Falar sobre o suicídio não faz com que a pessoa decida se matar, mas dá a ela a oportunidade de conversar sobre o seu sofrimento e assim obter ajuda.

A Prefeitura Municipal de Itaiopolis apoia esta causa.