Secretária de Saúde lança o Programa “Hiper Saudável: sou 12 por 8”

A Secretária Municipal de Saúde lança o programa “Hiper Saudável: sou 12 por 8”, que visa atender os grupos de indivíduos portadores de hipertensão (pressão alta). As inscrições, a formação e o acompanhamento dos grupos serão de responsabilidade das equipes de Saúde da Família do município de Itaiópolis.

O desenvolvimento do Programa “Hiper Saudável” se dará 1 ou 2 vezes por mês (de julho a dezembro) sob a responsabilidade da UnC – Campus Mafra, através do Núcleo de Educação Física, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Itaiópolis. Cada grupo de indivíduos portadores de hipertensão irá participar de várias atividades durante todo o dia na UnC – Campus Mafra. Todo o deslocamento, almoço e lanche da tarde serão custeados pelo Programa.

Objetivo

O objetivo do programa é despertar nos indivíduos um estilo de vida saudável baseado na alimentação adequada, atividade física, controle do estresse, comportamentos preventivos e relacionamentos sociais por meio de educação em saúde (palestra, distribuição de folders).

Avaliar as aptidões físicas relacionadas à saúde (composição corporal, flexibilidade, força e aptidão cardiorrespiratória) a fim de identificar níveis adequados à saúde quanto a estes componentes.

E finalmente desenvolver atividades físicas lúdicas (caminhada, dinâmicas, recreação) e estabelecer orientações e parâmetros para a prática de atividades físicas em suas diversas manifestações de forma segura e saudável.

Apesar dos progressos na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e no controle, a hipertensão arterial, principal fator de risco de morte entre as doenças e agravos não transmissíveis, deve ser evidenciada no sentido da mudança do estilo de vida.

O Programa “Hiper Saudável: sou 12 por 8” será promovido pela Prefeitura Municipal de Itaiópolis, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Social, Universidade do Contestado de Mafra e o Núcleo de Educação Física da UnC – Mafra.

Secretária Municipal de Saúde

Prefeitura Municipal de Itaiópolis