IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAIÓPOLIS

Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde juntos na efetivação do Controle Social.

 

 

No dia 23 de junho de 2015, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAIÓPOLIS, tendo como local a Sede da Associação Beneficente Mão Amiga, na Avenida Getúlio Vargas nº 1146- Centro- Itaiópolis- SC.

A Conferência contou com a participação de 110 pessoas, incluindo usuários do Sistema Único de Saúde(SUS),  servidores da área da saúde e outros setores da área pública, prestadores de serviços ao SUS, conselheiros municipais de saúde e autoridades municipais.

Após cerimônia de abertura com Prefeito Municipal José Heraldo Shritke Secretário Municipal de Saúde Eliseu Alexandre Gabardo, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Frederico Rudolfo Freygang e representante da Câmara Municipal de Vereadores Julmar Marcos Zerger , a Especialista em Saúde Pública e Superintendente da Secretaria, Araci Gelbcke Wielewski, proferiu palestras abordando o tema central da Conferência “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” e outros temas relacionados ao SUS. Utilizando-se de aparato artístico a palestrante falou sobre o pré-conceito em relação ao SUS que pode levar as pessoas a  julgar o Sistema sem conhecê-lo adequadamente. Abordou fatos históricos em relação à saúde pública no Brasil; Lutas e manifestações do povo brasileiro em busca da garantia de acesso a serviços de saúde; Fatos históricos que marcaram a criação do SUS; Criação do SUS na Constituição Federal de 1988; Regulamentações estabelecidas nas Leis 8.080 e 8.142/1990 e em outros documentos norteadores do Sistema. Demonstrou exemplos de programas de sucesso no SUS, como: Campanhas de Vacinação, pesquisas e fabricação de insumos vinculados; Lei dos Genéricos; Farmácia Popular do Brasil, Assistência Farmacêutica Básica, políticas de incentivos a uso racional de medicamentos. Programas DST/AIDS, Transplantes, Campanha de Combate a Dengue, Serviços de Vigilâncias em Saúde, Programas de Saúde da Família; Programas de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde entre outros. Falou também das conquistas do Município de Itaiópolis em relação ao Sistema, como Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Serviços de Média e Alta Complexidade, Educação Permanente em Saúde, Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, Obras e investimentos; Controle Social , programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), Cirurgias Eletivas, exames especializados, (MAC e TDF)  e outros projetos,  premiações, e prestações de contas. 

No período da tarde, após as palestras que proporcionaram informações e subsídios para discutir a gestão, funcionamento e financiamento do SUS, os participantes trabalharam com oito Eixos Temáticos e elaboraram propostas, para auxiliar o Município de Itaiópolis em melhorias no atendimento do SUS e também propostas para serem enviadas ao Estado, através do Relatório Final da Conferencia, para serem discutidas na Conferencia Estadual de Saúde com intuito de melhorar o SUS a nível nacional.

No final da Conferência foram eleitos 8 (oito) delegados (as) para participar da Conferência Estadual de Saúde que deverá ocorrer no período de 16 de julho a 30 de setembro.