Casa da Cultura foi o palco do V Seminário Integrador da Faculdade de Música

Os alunos da Faculdade de Música do Curso Prolicenmus- Licenciatura em Música, modalidade EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, polos Itaiópolis e Canoinhas, estiveram reunidos na Casa da Cultura nesta última semana, de 28/04 a 02/05, para participarem do Seminário Integrador – 2010/01.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultur, aara o seu funcionamento em Itaiópolis, a Faculdade de Música conta contou com uma agenda bem cheia. Pautaram os  trabalhos dos alunos atividades como as  de Masterclass, socialização da Defesa de Produção Intelectual, apresentação de Trabalhos e aulas de teoria Musical. O encerraento  desas  atividades se com um Sarau, onde alunos tutores e professores partilharam suas interpretação e produções musicais.

O Ponto alto do Seminário contou com a Presença do Professor Fernando Lewis de Mattos.  Nascido em Porto Alegre, em 1963, ele é compositor, arranjador, musicólogo e violonista. Tem grande número de obras compostas para os mais variados gêneros e formações instrumentais e vocais, algumas das quais tem sido gravadas no Brasil e no exterior e inclusive recebido premiações. É um autor freqüentemente ouvido nos concertos da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, da Orquestra de Câmara da ULBRA e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Suas atividades se estendem ainda às áreas do cinema e do teatro, criado trilhas sonoras, da pesquisa, com investigações em música eletrônica, da direção artística de grupos musicais, e do ensaio, escrevendo textos críticos, desenvolvendo pesquisas sobre a música gaúcha e apresentando obras gravadas de outros compositores.

Além disso, Fernando Lewis de Mattos compôs a trilha sonora do filme "Concerto Campestre", baseado no românce homônimo do escritor gaúcho Luis Antônio de Assis Brasil, e dirigido por Henrique de Freitas Lima. Este filme será exibido em 23 de Maio às 16 horas no Cine Clube Paraguaçu, Itaiópolis, entrada franca.

Secretaria Municipal de Ind. Com. Turismo e Lazer –

Prefeitura Municipal de Itaiópolis