Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação trabalhando para os cidadãos Itaiopolenses

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação desenvolve atividades destinadas aos cidadãos itaiopolenses através de Projetos desenvolvidos pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

O CRAS oferece atendimento para as pessoas de 0 a 100 anos que enfrentam alguma situação de vulnerabilidade social (em função da pobreza, da violência, do abandono, questões sociais relacionadas a gênero, faixa etária, pessoas com deficiência, entre outros). A principal função do CRAS é oferecer serviços capazes de prevenir ou amenizar estas situações de vulnerabilidade e/ou realizar o encaminhamento para atendimento especializado em casos que sejam necessários.

As atividades realizadas pelo CRAS são custeadas pelo Piso Básico Fixo e implantadas através do PAIF – Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família. O Piso Básico Fixo trata-se de um recurso repassado ao Fundo Municipal de Assistência Social para custear as ações desenvolvidas pelo PAIF à população de 0 a 100 anos e suas famílias e, estas ações devem ser aprovadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social, o qual é um órgão composto por representantes da sociedade civil e do governo municipal que decidem sobre os serviços e o atendimento destinado à população municipal.

Hoje, o CRAS juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, desenvolve as seguintes ações para atendimento aos Itaiopolenses:

Projeto "De Olho na Melhor Idade"

O Projeto "De Olho na Melhor Idade" que atende a aproximadamente 120 idosos através de 01 grupo de Danças Gaúchas e outros dois grupos de ginástica e contos de causos, os quais serão selecionados ao final do ano e divulgados em uma cartilha que será distribuída no município.

Projeto "Arte em família"

O Projeto "Arte em família" atende famílias com problemas de vínculos afetivos encaminhados por escolas, pela saúde, pelo Fórum ou pelo Conselho Tutelar.  Este grupo tem capacidade para atendimento de 40 pessoas. São realizadas dinâmicas de grupos, por uma psicóloga, de forma a contribuir para o restabelecimento e valorização dos vínculos familiares. Trabalha-se também com estas famílias, uma oficina de decoupage, onde a família trabalha unida, cujo foco é a ajuda mútua, a tolerância e aproximação entre os membros da família.

"CRAS Volante"

O "CRAS Volante" tem por objetivo levar até a população das áreas rurais atendimento na área da assistência social e prestar informações a estes munícipes que devido a grande distância do centro tem dificuldade de acesso aos serviços públicos. Este ano este evento foi realizado na Moema e na Nova Esperança reunindo em ambos os eventos um total de 150 pessoas. No mês de novembro haverá outro CRAS Volante em localidade a ser definida.

Projeto "Assistência ao Cuidador Familiar da Pessoa com Deficiência"

O Projeto "Assistência ao Cuidador Familiar da Pessoa com Deficiência", trata-se de uma parceria entre o CRAS e o SENAC de São Bento do Sul, para oferecer subsídios às pessoas com deficiência e seus familiares para que tenham melhorias na vivência diária das rotinas, das necessidades e adaptações que uma pessoa com deficiência precisa. O curso tem capacidade para atender a 30 pessoas. Uma professora que trabalha a 20 anos na APAE de Rio Negrinho e que tem uma filha com deficiência é que transmite aos participantes orientações e informações de assuntos referentes à saúde, nutrição e convivência familiar e comunitária à pessoa com deficiência, ao familiar e ao cuidador.

Projeto "Rede de Direitos"

O Projeto "Rede de Direitos" é destinado aos beneficiários do programa Bolsa Família que não cumpriram as regras do programa seja na área da educação ou da saúde ou da assistência social. São realizadas reuniões mensais com o objetivo de orientar as famílias para que regularizem sua situação e assim se evite que os beneficiários sejam bloqueados ou cancelados.

Projeto "Inclusão Digital"

O Projeto "Inclusão Digital", como o próprio nome diz busca trazer a inclusão digital às famílias mais carentes do nosso muncípio. As inscrições para os interessados em fazer um curso de informática básica com duração de 40 horas estão abertas, serão disponibilizadas para este curso 80 vagas, divididos em 08 turmas com faixas etárias diferentes que vão desde os 10 anos de idade até a 3ª idade.

Para o próximo dia 29 está previsto um dia de integração entre os grupos de idosos do município em comemoração ao dia do Idoso. Será um dia festivo, com atividades culturais e recreativas, onde será servido almoço e bolo aos participantes, e tarde dançante, atividade está também organizada pela equipe do CRAS e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Além dos projetos citados, novos projetos estão em fase de planejamento e deverão ser implantados ainda neste ano, com o objetivo principal de atender as demandas municipais e abranger o maior número possível de usuários que serão gradativamente inseridos no cadastro do CRAS e nos seus serviços.

O CRAS está atendendo provisoriamente em imóvel compartilhado com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, sendo que o recurso destinado para a construção da sede própria do CRAS já está assegurado, dependendo apenas da análise da documentação para que a construção do mesmo possa ser liberada. A prefeitura disponibilizou um terreno com 1200 m² localizado no bairro Vila Nova para a construção do CRAS. A partir desta edificação a equipe do CRAS terá um espaço físico mais apropriado para o desenvolvimento das atividades e estará mais próximo da população que mais necessita de seus atendimentos.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis