Prefeito Hélio Wendt é entrevistado pelos recenseadores do IBGE

Na manhã desta segunda-feira (02), o Prefeito Municipal Hélio Wendt recebeu os recenseadores do IBGE, Renato Domingos Breda e Cleide Maria Rosa Kojura, onde respondeu o questionário do Censo 2010.Os recenseadores realizaram a primeira entrevista de Itaiópolis com o Prefeito Hélio e mostraram como funciona o questionário aplicado pelos recenseadores do IBGE. São dois os questionários: básico com até 37 perguntas e por amostra com até 137 perguntas.Todos os moradores devem responder ao censo. Dois formulários serão disponibilizados um mais simples que pode ser concluído em apenas oito minutos e um mais completo que será aplicado apenas em algumas casas, escolhidas por sorteio. Para preenchê-lo o pesquisador leva, em média, 30 minutos.

Censo
A pesquisa é feita a cada 10 anos e o questionário precisa evoluir, para acompanhar as mudanças da sociedade. Esta ano o IBGE vai perguntar quem tem internet em casa e quanto tempo se perde no trânsito para ir de casa para o trabalho ou para a escola. O objetivo é utilizar os dados coletados nas políticas públicas e também no planejamento das empresas privadas. Serão 20 recenseadores em Itaiópolis que terão até novembro para coletar as informações necessárias para o Censo 2010.

Quem responde
Em casos onde os responsáveis da casa não se encontram ou casa fechada, o morador não deixa de participar do Censo. O pesquisador anota no computador de mão e volta outro dia.

Identificação
Os recenseadores poderão ser identificados por seu documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete, pelo aparelho de coleta de dados (PDA) e por meio de seu uniforme (colete e boné).O horário de trabalho dos recenseadores dependerá dos moradores dos domicílios. Caso ele não consiga encontrar moradores durante o horário comercial, fará visitas no horário noturno ou mesmo durante os finais de semana.Caso tenha dúvidas sobre o pesquisador, o morador pode ligar no telefone do IBGE: 0800 721 8181 ou consultar o site do Censo 2010 (www.ibge.gov.br/censo2010/recenseadores.php).

Internet
Outra novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela internet. Contudo, a opção só é válida após receber a visita do recenseador, que oferecerá ao morador um envelope contendo códigos de acesso que dão acesso ao questionário, em um site seguro e criptografado.O questionário não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem receber a visita do pesquisador. O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando o preenchimento de questionário.O morador terá 10 dias para responder o questionário na internet, caso não o faça receberá uma nova visita do recenseador.

Assinatura Digital
Após o morador responder o questionário o mesmo deverá assiná-lo, para finalizar a entrevista.A sede do IBGE em Itaiópolis fica na Rua Pio XII, 44 – ao lado da Casa da Cultura.

Prefeitura Municipal de Itaiópolis