Informativo da Secretaria Municipal da Saúde – O Normal é ter Saúde

O envelhecimento do nosso corpo é um processo lento e gradual, causando alterações no funcionamento do organismo; vai aos poucos colocando barreiras e dificultando o indivíduo de se adaptar ao ambiente em que vive.Envelhecer não significa necessariamente adoecer. O nosso corpo envelhece de forma natural, nós temos que aprender a conviver com as limitações impostas com o passar dos anos e nos mantermos sempre ativos. Este processo nós chamamos de senescência. Com mais freqüência ocorre o envelhecimento patológico, quando a pessoa com os efeitos das doenças; isto nós chamamos de senilidade, que é a incapacidade progressiva.Devemos então procurar entender quais as alterações normais que ocorrem em todas as pessoas, à medida que envelhecem, sem representar doença. A quantidade de água total do corpo diminui e aumenta o conteúdo de gordura, os músculos tornam-se frágeis e atrofiados; a pele torna-se seca, com manchas e com menos quantidade de pêlos, sendo que o conteúdo de gordura abaixo da pele também diminui, deixando-a mais fina, isto ocasiona coceiras e manchas roxas. A visão e a audição diminuem, o nosso paladar torna-se menos eficiente.Vai havendo um maior desgaste dos ossos, que se tornam mais fracos e quebradiços, fenômeno que nós conhecemos por osteoporose. O idoso fica mais “curvado” para frente devido à uma diminuição da altura das vértebras da coluna, o andar torna-se mais vagaroso, ficando menos equilibrado e com os passos mais curtos.As nossas artérias ficam mais endurecidas e estreitas, devido ao maior teor de gordura e cálcio que se acumulou no seu interior, dificultando a circulação do sangue.O pâncreas começa a produzir menos insulina, a mucosa interna do estômago se atrofia, diminuindo a absorção, o intestino se movimenta menos, trazendo a constipação intestinal (intestino preso). A função dos rins se encontra diminuída, podendo haver menos eliminação de substâncias. Verifica-se no homem um aumento gradual da próstata, na mulher ocorre a atrofia vaginal devido a falta do hormônio feminino após a menopausa.Com o envelhecimento, as alterações em nosso cérebro levam a uma lentidão do aprendizado, dificuldades de memória, redução do número de células cerebrais (neurônios) e a redução da circulação do sangue no cérebro.

Até hoje a ciência não conseguiu parar o envelhecimento. Entretanto, existem cuidados que podem desacelerar o envelhecimento. Embora nós sabemos que a longevidade esteja ligada a fatores genéticos, a estratégia é adotar hábitos que possam gerar saúde. Saúde e doença são construídas a cada dia. Conforme você vive hoje, estará construindo saúde ou doença, juventude ou envelhecimento.

Fonte: Secrataria Municipal da Saúde

Prefeitura Municipal de Itaiópolis