Informativo para sua Saúde – Gripe H1N1

Qualquer tipo de gripe pode trazer problemas, pois diminui as defesas do organismo. É normal, todo outono e inverno é assim. A temporada de frio favorece a transmissão do vírus que se dissemina mais facilmente.

·         Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;

·       Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;

·       Não compartilhar objetos de uso pessoal;

·       Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar;

·       Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas;

Cuidados básicos evitam proliferação da nova gripe
O vírus H1N1, responsável pela proliferação da nova gripe, pode ser transmitido por duas formas básicas: a direta e a indireta. Ao tomar cuidados básicos de higiene, a população pode evitar que a doença se alastre.
Na contaminação direta, uma pessoa infectada transmite o vírus para uma outra saudável. Isso pode ocorrer ao espirrar ou tossir, já que gotículas líquidas com o H1N1 podem atingir um indivíduo que esteja próximo. Essa é uma das formas mais comuns de disseminação da doença, principalmente em locais com grande concentração populacional.
A nova gripe também pode se espalhar por contaminação indireta. Nesse caso, uma pessoa não-infectada toca em superfícies que foram contaminadas por um paciente com o vírus e coloca a mão em contato com qualquer tipo de mucosa, seja ela oral, nasal ou conjuntiva (da área dos olhos).
Cuidados – Algumas medidas básicas que podem ser tomadas para evitar o contágio com o vírus H1N1 são manter uma distância considerável quando conversar com outras pessoas – o vírus pode ser projetado de um a dois metros, podendo chegar a quatro metros, dependendo do caso –, proteger a face ao tossir ou espirrar, higienizar as mãos constantemente e limpar frequentemente superfícies como portas, mesas, telefones e maçanetas.
Quando não existir a possibilidade da lavagem das mãos com água e sabão, o álcool 70%, líquido ou gel, com registro na Anvisa, pode ser usado como alternativa eficaz desde que as mãos estejam secas e sem sujeira aparente

Durante o período de outono e inverno, as doenças respiratórias tendem a aumentar. Com a diminuição da temperatura infecções respiratórias tais como gripes e resfriados, são mais comuns, principalmente em idosos e crianças. É necessário estar atento a qualquer sintomatologia. A febre alta, perda de apetite e a apatia são fatores relevantes.
“Entre estas doenças destaca-se a Nova Gripe. Precisamos manter todos os cuidados como lavar bem as mãos, cobrir a boa e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal tão divulgados são algumas das formas de prevenção da doença. Embora tenhamos a vacina, estes hábitos devem fazer parte do nosso cotidiano”. Segundo nos relata o Secretario Municipal da Saúde Rodrigo Malat.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Prefeitura Municipal de Itaiópolis