Projeto Mestres Artífices é desenvolvido em Itaiópolis

 

         Um Projeto que busca valorizar os conhecimentos tradicionais dos serviços de construção e, é claro, os seus detentores que trabalham com diferentes técnicas ligadas à arquitetura brasileira, como: ferreiros, canteiros, carpinteiros, pintores e mestres em ofícios construtivos. Essa é proposta desenvolvida pelo Ministério da Cultura e que já está sendo adotado pelo Município de Itaiópolis.

         "A idéia principal do projeto é o reconhecimento de que as técnicas tradicionais são úteis e podem ser aproveitadas pela própria arquitetura contemporânea e, principalmente, para o restauro de imóveis históricos", explica Marcia Sant'Anna, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan.

        De acordo ainda com a dirigente, a pesquisa deverá contribuir para a melhoria da qualidade das obras de conservação, restauro e reabilitação de prédios históricos por meio da reinserção desses saberes construtivos no mercado de trabalho, além de possibilitar a capacitação de mão-de-obra. Pretende-se também a inclusão das tecnologias tradicionais de construção nas políticas habitacionais de cunho social.

       A execução do Projeto Mestres Artífices se dará em três etapas. A primeira refere-se ao levantamento e à documentação dos saberes construtivos tradicionais, e será desenvolvida pelas instituições de pesquisa selecionadas pelo edital. No caso de Itaiópolis, o inventário está sendo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a equipe responsável por essa primeira etapa já esteve em Itaiópolis nos dias 29 de janeiro e, recentemente, na terça-feira dia 09 de fevereiro.

      Participaram do levantamento, por meio de entrevistas, o Mestre em Marcenaria do Bairro Alto Paraguaçu, Agenor Pires; os Mestres em Marcenaria e Moleiros da localidade de Serzedelo, Arcides Felipe Werka (foto),  e do Bairro Alto Paraguaçu, Waldemar Vicente Korlloss;  os Mestres em Marcenaria e Carpintaria da localidade de Distrito de Itaió, Clemente Pankio, e do Centro de Itaiópolis, José Martins e o Mestre em Ferraria do Bairro Lucena, Ryk Jakubiak.

      Paralelamente, será iniciado em todo o território nacional o Cadastro de Mestres Artífices. Já a terceira etapa prevê a criação de um Sistema de Certificação de Artífices, que será uma forma de credenciamento oficial dos especialistas nas técnicas tradicionais de construção. O sistema visa reconhecer o grau de aprendizado em cada ofício e identificar rotinas que garantam que esse aprendizado será transmitido para outros profissionais.

Fonte: Ministério da Cultura.

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Lazer –

Prefeitura Municipal de Itaiópolis – SC