CAPS realiza Mobilização contra o Tabagismo e obtém resultados positivos

Nesta última terça-feira, (10/11), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Itaiópolis (CAPS), junto à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma MOBILIZAÇÃO CONTRA O TABAGISMO no Calçadão da cidade, no Centro. "A iniciativa desta mobilização surgiu em função do dia 29 de agosto, que é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, mas a mobilização só foi possível agora no mês de novembro em virtude das fortes chuvas que atingiram o Município no período de agosto, setembro e outubro, impedindo, assim, o movimento de rua", explica a Coordenadora do CAPS, Silvia M. Mirek Kociolek.

A mobilização contou com um Túnel da Verdade em que os passantes poderiam conhecer os principais prejuízos a curto e longo prazos que o cigarro oferece. De acordo com os transeuntes não fumantes que passaram pelo túnel: "fumar, nem pensar!" foi a palavra de ordem. Já os fumantes, muitos saíram do túnel com a consciência um tanto mais "pesada". Alguns, inclusive resolveram procurar o CAPS no dia seguinte para se libertarem do vício,   concretizando o objetivo do movimento.

De acordo com a Terapeuta Ocupacional do CAPS, Franceli Groskoph, a razão principal da mobilização era conscientizar as pessoas dos perigos do tabagismo, alertando crianças, adolescentes e adultos ainda não fumantes a não se envolverem com tal vício. Quanto aos fumantes a intenção era mostrar-lhes o quanto o cigarro pode prejudicá-los ao longo do tempo, mesmo eles não sentindo tão intensamente esses prejuízos no momento atual. "As substâncias químicas presentes no cigarro agem lenta e gradualmente no organismo de um fumante, por isso ele não percebe tão de imediato todos os malefícios e ainda diz sentir-se bem fumando. Mas, com o passar do tempo, os prejuízos internos se manifestam e, talvez, até mesmo de forma irremediável.", alerta Franceli.

Muitos dos usuários do cigarro iniciam o vício por necessidade de prazer, imitação, influência da Publicidade, influência de amigos, pela simples vontade de experimentar ou por curiosidade. Porém, quem fuma sabe que é difícil largar o vício, mesmo com vontade, devido à dependência química provocada no organismo, uma vez que o tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. "Por isso, muitos dos que conseguem parar de fumar acabam voltando ao vício após algum tempo", salienta a Psicóloga do CAPS, Marilia Mengarda.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta e, anualmente, cerca de cinco milhões de pessoas morrem vítimas do tabagismo.  “Disso é que se faz tão importante realizarmos uma mobilização tanto para impedir que novos usuários iniciem o vício, quanto para resgatarmos as pessoas fumantes com a ajuda de programas contra o tabagismo, como o que o CAPS oferece para quem se dispõe a parar de fumar.”, ressalta Silvia.

Outro dado interessante da OMS refere-se aos chamados fumantes “passivos”, aqueles que ingerem as substâncias químicas do cigarro que ficam no ar. A Organização adverte que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes, dentre as quais muitas são cancerígenas. O que explica a importância da Lei Federal nº 9.294/96, que proíbe fumar em ambientes coletivos.

Segundo também a Coordenadora do CAPS de Itaiópolis, os interessados em perder o vício do tabagismo podem procurar o CAPS em sua cidade e verificar as datas e horários do programa voltado aos fumantes. Em Itaiópolis esse programa é realizado uma vez por semana com duração de uma hora, totalizando, no mínimo, cinco encontros.

O CAPS localiza-se na Rua Alois Tyszka, s/nº, ao lado da Fundação Hospitalar Santo Antônio, no Centro da cidade. Mais informações pelo fone: (47) 3652-2768.