Tradicional Festa do Boi Ralado retorna com sucesso absoluto e muitas novidades!

A 17ª Festa do Boi Ralado e 1ª Festa do Frango Ralado no Espeto em Itaiópolis, realizada entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, obteve tamanho sucesso de público que superou todas as expectativas da própria Associação Empresarial de Itaiópolis que organizou o evento este ano.  A tradicional festa voltou com força total!

Segundo o Presidente da Associação Empresarial José Carlos Linzmeier: "O Grande mérito da Entidade foi resgatar a Festa do Boi Ralado, trazendo ainda neste ano a novidade do Frango Ralado. Outro aspecto que consideramos foi o de valorizar também a cultura ucraniana e polonesa da nossa cidade, assim como o turismo religioso, com a escolha do Bairro de Alto Paraguaçu para a localização do evento." Após a realização da festa, analisando os acontecimentos e observando o grande sucesso, "percebemos que foi uma iniciativa que deu certo e que toda a dedicação realmente valeu a pena.", completou Linzmeier.

A abertura com a Orquestra Sinfônica de SC, no dia 23, foi mais do que o marco inicial da festa, configurando o maior evento da Festa pelo brilhantismo da apresentação. O público presente chegou a ficar emocionado em meio ao espetáculo, que foi repleto de surpresas e participações especiais como do tenor lírico Demetrio, que teve no convite surpreendente do maestro uma grande oportunidade de mostrar o seu talento e impulsionar a carreira com esta e tantas outras apresentações com a OSSCA. Demetrio ainda é estreante e se mostra aberto a parcerias para o seu projeto de voz e piano, mas desde  já conquistou e encantou o público com o espetáculo de sua voz, tanto quanto o barítono Shäfer Jr., que já se apresentou em mais de 40 municípios do estado com a OSSCA.

O Maestro e regente José Nilo Valle reservou uma apresentação especial para Itaiópolis, com muita interação com o público e com surpresas que fizeram o público o aplaudir de pé e até mesmo cantar acompanhando a orquestra e o coro municipal.

A apresentação regida pelo Maestro José Nilo Valle contou ainda com a participação de um Grupo de Choro, do Coral da Embraco e Casa da Cultura, de um saxofonista e de uma verdadeira polonesa que estava ansiosa para conhecer Paraguaçu. Após a apresentação, a noite continuou com o Show dos Nativos e finalizou com a Festa da Tequila na Sociedade Rui Barbosa.

No sábado a programação contou com as atividades do Força Tarefa da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, e durante o dia todo ocorreram apresentações culturais, desfile para escolha da Rainha da Melhor Idade, entre outros shows com grupos musicais do Município e de outras regiões.  A principal atração deste dia foi o Baile da MM Móveis, com Ivonir Machado e Novos Garotos e Grupo Talagaço.

Já o domingo iniciou com a 2º Trilha do Boi Ralado e finalizou com as apresentações do Tchê Garotos e Grupo Kanoa, como principais atrações de encerramento de toda a festividade.

Estima-se que aproximadamente 15 mil pessoas passaram pelo Alto Paraguaçu nestes três dias de festa – 8 mil só no domingo – seja para os shows, apresentações culturais ou para apreciar a comida típica do Município, especialmente o tradicional Boi Ralado e a novidade deste ano: o Frango Ralado no Espeto, que foi sucesso absoluto de vendas com a aprovação geral do público. A Casa Polaski foi outra grande atração em que passaram mais de 1000 visitantes. No mini-museu podia-se visitar a exposição de antiguidades e também assistir ao episódio "O trem pagador", transmitido pela Rede Paranaense de Televisão, em que algumas cenas foram gravadas no próprio local.  A Visitação nas capelinhas foi outro grande atrativo religioso de destaque em Alto Paraguaçu.

Outro destaque foi a própria organização do evento. Nem a chuva e nem o estacionamento, que eram a grande preocupação tanto da AEI quanto da população, não resultaram em problemas, pelo contrário, já que toda a programação foi realizada em locais cobertos e o estacionamento foi bem distribuído e sinalizado. Quanto à segurança e auxílio ao estacionamento, o evento contou com uma equipe qualificada de profissionais de Rio Negrinho, com a Guarda Mirim de Itaiópolis, Mafra e Papanduva, plantão das Polícias Federal, Estadual, Militar e Civil, além do apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis. Destaca-se que não ocorreram acidentes, roubos, ou vandalismos permanecendo tudo em ordem do início ao fim da festa.

A AEI sente-se honrada em ter reativado uma das maiores festas da região, olhando-se principalmente pelo lado turístico, e agradece todas as entidades, voluntários que se propuseram a trabalhar em prol do Município transformando a festa neste grande sucesso e a toda a comunidade de Alto Paraguaçu que concederam o local para a realização deste evento. Um muito obrigado a todos.

Os números quanto ao lucro e gastos da festa serão repassados nos próximos dias, de acordo com o Presidente da Associação Empresarial de Itaiópolis, José Carlos Linzmeier.