Uma mensagem para antes, durante e depois da Semana da Pátria

A semana da pátria foi uma preparação para a grande comemoração que se deu no dia sete de setembro, segunda-feira: o dia da Independência do Brasil.

Em Itaiópolis foi dado início à comemoração cívica em homenagem ao dia da Independência brasileira às oito horas da manhã, em frente à Prefeitura Municipal.

O desfile habitual foi substituído pela sessão cívica em virtude de prevenção à gripe A (H1N1), mas nem por isso tirou o brilho da data, que teve a participação e a homenagem de alunos e professores das Escolas Centro Educativo (CEI), E.E.B. Virgílio Várzea e E.M. Bom Jesus. A apresentação da Guarda Mirim, coordenada pelo Comandante da Guarda Mirim Jonathan Patrick Scheuer e pelo Cabo Maicon Polncoski também marcou a homenagem.

A solenidade faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e também foi realizada nas demais escolas e pré-escolas do Município neste dia.

Independentes desde 1822, não é apenas no dia 07 de setembro, entretanto, que devemos lembrar que nossa Pátria é independente. Nossa independência é algo para ser lembrado todos os dias. Lembrando que ser independente é, por exemplo, ter a capacidade de criar e manter a própria Constituição, o próprio ordenamento jurídico. Reclamar da nossa pátria é muito fácil, mas às vezes nós paramos para observar e perceber, que independentemente de gostarmos de morar aqui ou não, a nossa qualidade de vida também depende de como administramos as nossas ações a cada dia? Do quanto nos estressamos, do quanto reclamamos, do quanto ficamos apenas à espera de que as coisas melhorem por si sós? A nossa pátria também não tem condições de melhorar se não entramos em contato com nossos governantes e muito menos se cada um de nós não colaborar para o bem-estar de quem está ao nosso redor.

Falando nisso a Prefeitura de Itaiópolis deixa um recado para antes durante e depois desta semana da pátria:

Não espere que o lixo do vizinho chegue aos seus pés para você também fazer a sua parte. Grande parte das reações da natureza e das próprias pessoas dizem respeito às nossas ações. Não espere também um sorriso para ser gentil, nem espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado.

Não espere…

E nem espere elogios para acreditar em si mesmo.

E outra coisa muito importante: não espere mudar de pátria para perceber que a sua pode ser a melhor de todas se você souber reconhecer os talentos que existe em você mesmo.

A Prefeitura Municipal de Itaiópolis encerra esta homenagem lembrando que apesar de as atividades da Semana da Pátria fazerem parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Educação também é uma atitude de incentivar a cidadania, não apenas durante esta data, mas no dia-a-dia de cada cidadão.

Um recado da Prefeitura Municipal de Itaiópolis – SC