Munícipes de Itaiópolis reúnem-se para tratar de Segurança Pública

O Prefeito Municipal de Itaiópolis, Hélio César Wendt, reuniu-se na manhã de segunda-feira, 22 de junho, com os Secretários Municipais, os vereadores Alcides Nieckarz, Presidente da Câmara Municipal, Marlete Arbigaus e Paulo Sergio Mirek, o Delegado de Polícia Civil, Lauro Langer, o Comandante do Destacamento da PM, Alnor Ribeiro e demais convidados da comunidade civil, entidades e órgãos municipais, estaduais e federais, num total de 15 participantes, para discutir-se a questão da segurança Pública no Município.

A reunião foi uma solicitação da Amplanorte, com o intuito de fazer um diagnóstico sobre a violência na região, resultando em um relatório que, em conjunto com os demais municípios, será apresentado mediante uma audiência com o Secretário de Estado da Segurança Pública.

Entre os assuntos mais discutidos estão a questão do uso das câmeras de monitoramento, as quais tiveram a sugestão de serem colocadas externamente nas agências bancárias e nos pontos estratégicos da cidade, assim como a importância de reforçar a fiscalização de alvarás de funcionamento de bares e a investigação de bares clandestinos, a coibição do consumo de bebidas alcoólicas nos logradouros públicos , a implantação de lombadas ou divisórias nos locais em que mais tem ocorrido acidentes, como a Av. Alexandre Ricardo Worell, a ampliação e efetivação dos poderes dos Conselhos Comunitários e a questão das blitzes, que de acordo com a política da PM atual, esta não será a de multar o colono do município, mas a de verificar os veículos de fora que circularem por aqui, com o intuito de verificar o objetivo destes visitantes em nossa cidade e se se tratam de pessoas de boa índole.

Algumas necessidades da Polícia Militar e Civil também foram destacadas, como o pedido de, no mínimo, mais uma viatura alta e mais quatro policiais na PM e, no mínimo, mais dois investigadores para a Polícia Civil. Sendo que atualmente há 16 policiais atuantes, o que significa um policial para 1.281, 3 habitantes.

Outra sugestão foi a implantação de um posto avançado da Polícia Civil e Militar no Distrito de Moema. O Comandante da PM informou que para a implantação do Destacamento seriam, então, necessários mais quatro policiais, num total de oito, para se atender adequadamente.

Foi comentado também sobre a regularização do Corpo de Bombeiros Voluntários para que o mesmo possa fazer os Alvarás de Segurança, os quais vêm sendo feitos pelo Corpo de Bombeiros de Mafra.

A priori foi recomendada a colocação de trancões do Centro até o Mercado da Maria e lombada na SC 419, próxima à Escola Municipal Bom Jesus.

O Prefeito ainda suscitou uma reunião com os proprietários de estabelecimentos comerciais para que também sejam ouvidos sobre o assunto e se possam estabelecer novas sugestões quanto à Segurança Pública no Município.

O Presidente da Associação Comercial ressaltou, porém, que deve haver um forte apoio da sociedade civil na realização das políticas de segurança do município e deve, também, ser feito um trabalho de base, principalmente nas periferias.