Prefeitura firma parceria com projeto Piava: 2ª etapa objetiva fortalecer a gestão da água na bacia do Itajaí

Na última terça (02), às 14 horas, aconteceu no auditório da prefeitura municipal uma reunião com representantes do projeto Piava, líderes do governo municipal e representantes de outros segmentos da sociedade. O motivo da reunião centra-se na retomada das atividades do referido projeto que, em Itaiópolis, já vem se desenvolvendo desde 2006. Neste primeiro momento, sendo que a segunda etapa iniciou no último dia 02 de junho, abordará questões de fortalecimento da gestão da água na bacia do Itajaí. O projeto recebeu novo patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental, na ordem de R$ 3,3 milhões, findando em maio de 2010.

O objetivo deste primeiro contato é retomar os trabalhos, utilizando-se da captação de parcerias. A assessora de comunicação do Comitê do Itajaí – Projeto Piava, Lurdes, juntamente com Katiúcia, também representante do projeto, destacaram a importância da continuidade das parcerias de trabalho, até então existentes.

De acordo com as profissionais, a segunda fase do projeto vislumbra consolidar políticas públicas de preservação da água e dos recursos hídricos. Na oportunidade, abarcaram o tema da semana da água. Ainda, segundo elas, se trata de um ano eleitoral, é e justamente nesse momento que o trabalho ganha consistência.

Com essa proposta, estima-se que até 2010, os novos governantes, de todos os 52 municípios que integram a bacia do Itajaí, já tenham notado e inserido políticas de preservação e atenção à água. A semana da água alcança o ápice principalmente no final do mês de setembro, onde já começam a ser apresentados os trabalhos desenvolvidos, principalmente por entidades educacionais.

Nesta nova empreitada, os integrantes do Piava, desejam multiprofissionalizar às temáticas, estendendo as atividades para áreas da saúde, educação, administração, Organizações não Governamentais – ONG's e demais. Em Itaiópolis, especificamente, a primeira reunião contou com a participação do secretário municipal de administração, Itamar José Francez, secretário de agricultura, Ervino Tyszka, Laurita de Oliveira Elwanger Veiga, secretária da saúde e representantes do projeto Micro bacias 2.

Para encerrar, na ocasião, o prefeito Ivo Gelbcke foi agraciado com um livro intitulado "Movimento das águas" e aproveitou para garantir apoio do executivo. "O município de Itaiópolis continuará apoiando o projeto Piava", atestou o prefeito.