Centro de Atenção Psico-social (Caps) de Itaiópolis inicia trabalho com fumantes

O Centro de Atenção Psico Social (CAPS) do município de Itaiópolis, iniciou na última terça-feira (21), mais uma ramificação de trabalho. Formado por uma equipe multiprofissional, o Caps incorporou o programa de conscientização sobre o tabagismo. Além do atendimento a pacientes usuários do álcool e de drogas de forma dependente e, no tratamento de distúrbios mentais, o Caps de Itaiópolis agora externa atenção especial ao fumante.

Este programa, de conscientização do tabaco, batizado pelos próprios participantes como “Em busca de qualidade de vida”, apresenta como proposta a realização de sessões que abordem experiências e sensações em relação à dependência da nicotina. Trata-se de mostrar a periculosidade e os males que o consumo desenfreado do cigarro pode gerar. Na primeira sessão o principal objetivo dos profissionais foi fazer as pessoas entenderem porque se fuma, e como isso implica no organismo humano.

Em tese, o programa aflora na construção de um mesmo ideal “Parar de Fumar”. Desta forma, os clientes-pacientes poderão rever seus conceitos, hábitos, atitudes e mudança de postura.

Todas essas ações são propostas a nível Federal, basta os Estados e Municípios abraçarem com afinco. No caso de Itaiópolis, o Caps obteve total apoio da prefeitura para êxito de suas atividades. Por ser uma atividade nova, o programa projetou certa intimidação na população. Sua essência é procurar quebrar uma cultura existente, a do tabagismo. Mesmo assim, dezesseis pessoas  de ambos os sexos compareceram para experimentar o desafio. Salienta-se que o Caps de Itaiópolis está à disposição para esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre o programa do Tabagismo.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (47) 3652 2768, ou pessoalmente no Caps, situado ao lado do hospital Santo Antônio.