Badesc libera R$ 1,8 milhão para Itaiópolis

Numa solicitação do prefeito Ivo Gelbcke, foi liberado na terça-feira (31), em Rio Negrinho, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), o financiamento de R$ 1,8 milhão para a pavimentação de ruas no perímetro urbano do município. A reunião reúne os prefeitos e representantes dos municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. O objetivo é discutir ações que levem ao desenvolvimento da região.

Segundo o prefeito Ivo Gelbcke, a liberação deste financiamento vai trazer muitas melhorias na área urbana do município. "Itaiópolis, está desenvolvendo e precisamos criar infra-estrutura para isso", salientou.

Para o secretário de Administração e Finanças, Itamar José Francez, que esteve presente na reunião, a acolhida da solicitação foi positiva pelos membros do conselho, tendo em vista o objetivo do Conselho de Desenvolvimento Regional, de desenvolver os municípios que o compõem.

Depois de discutir as ações e programas, os conselheiros definiram que a próxima reunião será no dia 11 de setembro, em Papanduva.

Sobre o CDR

O Conselho de Desenvolvimento Regional é um tipo de organização que atua no apoio do desenvolvimento sustentado, articula lideranças locais e regionais, além de ser responsável pelo planejamento regional e definição das prioridades. Os projetos municipais apresentados são colocados em apreciação e, caso sejam aprovados, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra vai dar encaminhamento necessário ao processo, ficando condicionados à disponibilidade financeira do Estado e a situação de adimplência das Prefeituras perante à Secretaria de Estado da Fazenda.

Normalmente, as reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional, acontecem mensalmente, com o objetivo de analisar as solicitações dos sete municípios que integram a 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional em Mafra. O Conselho de Desenvolvimento Regional é formado por membros natos (secretário de Desenvolvimento Regional, prefeitos da região e presidentes de Câmara de Vereadores) e por representantes da sociedade civil organizada, proveniente de instituições e segmentos mais expressivos da região.