SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende os Municípios de Itaiópolis, Mafra, Papanduva e Monte Castelo, e tem como o principal objetivo transferências de pacientes desde o ano de 2006. Porém nos últimos anos não está havendo o repasse de valores correspondentes a serviços prestados aos municípios vizinhos, uma vez que quem acaba arcando com todas as despesas é o município de Itaiópolis.

A Secretaria da Saúde recebeu uma notificação do “COREM” Conselho Regional de Enfermagem, para que no período de 60 dias sejam contratados cinco enfermeiros para atuar durante todo o período de funcionamento da unidade,  o que acarreta no aumento de  despesas.

O recurso recebido do SAMU é de R$ 12.500,00 (DOZE MIL E QUINHENTOS REAIS) e as despesas ultrapassam esse valor, de forma que o repasse não é suficiente para cobrir as despesas com pessoal, equipamentos e manutenção.  A unidade é de extrema importância, porém, não há viabilidade financeira para mantê-la. Diante disso a Administração Municipal está realizando um estudo de viabilidade da permanecia do serviço em Itaiópolis.

Com relação ao veículo, a ambulância está em manutenção em Jaraguá do Sul na concessionária responsável pelas manutenções.