Turismo Religioso e Roteiro das Frutas são Temas de Reuniões em Itaiópolis

Membros do Conselho Municipal de Turismo e convidados reuniram-se na tarde de segunda-feira, 22, para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do turismo em Itaiópolis e a formatação do Roteiro das Frutas de Itaiópolis que será lançado no segundo semestre.

O início das atividades ocorrerá após o “Frutaiópolis”, evento que acontecerá em 21 de julho. Será iniciado o levantamento das comunidades que têm interesse em participar do “Circuito das Frutas”.

Na quarta-feira, 24, através de convite feito pelas responsáveis dos Departamentos de Turismo e Cultura, Rejane Gadotti e Raquel Zanelatto, aconteceu reunião para tratar de assuntos pertinentes ao turismo, e a inserção do município de Itaiópolis no GT de Turismo Religioso do Estado de Santa Catarina, grupo composto atualmente por 11 municípios. A inclusão do município fortalecerá a busca de investimentos e recursos junto a SANTUR,responsável pela promoção e divulgação dos produtos turísticos catarinenses, de acordo com a política estadual do lazer, definida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo. Estiveram presentes lideranças e representantes religiosos do município de Itaiópolis, das Paróquias Sagrada Família de Iracema, da Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Paróquia Santo Estanislau em Alto Paraguaçu.

Foi abordada a importância de Investimentos de infraestrutura para receber o turista e para que o poder público, membros do Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial, empresários, a sociedade organizada e a comunidade em geral, unam forças em prol do desenvolvimento de Itaiópolis, que possui um imenso potencial turístico a ser explorado.

Para tanto, é preciso a identificação do perfil do turista, valorização e preservação da identidade cultural, o fortalecimento dos seus costumes, manifestações, artesanato, folclore, cursos de formação,Planejamento Turístico Municipal, visando envolver e sensibilizar a comunidade local para a importância do turismo através de palestras, divulgação em rádio, oficinas, gincanas e eventos para entretenimento, de forma que a comunidade se engaje na elaboração e execução do projeto de turismo e  crie a consciência turística necessária.