Casa Polaski em Alto Paraguaçu Restaurada Pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN finalizou mais uma etapa das obras de restauro da casa POLASKI, localizada no Alto Paraguaçu. A Casa Polaski foi comprada pelo IPHAN em 2008 que desde então iniciou os trabalhos para sua recuperação, o imóvel representa um exemplar da arquitetura eslava em Itaiópolis, localizada na Rua Padre João Kominek, nº 120, foi edificada no ano de 1928, tendo como seus primeiros proprietários, Sr. Theodoro Smangorzewski e Martha Minikowka, no local funcionaram um armazém e um banco. A família Polaski foi a última proprietária do imóvel.

Após ser comprada pelo IPHAN, em um primeiro momento foi executado o restauro emergencial, em um segundo momento o projeto de restauro estrutural incluindo o galpão que estava praticamente em ruinas, e no final de 2012 iniciou a execução do projeto de restauro da casa e do anexo finalizado em dezembro de 2013. As próximas etapas de restauro compreendem as pinturas murais internas, os móveis de madeira da sala de comércio e o projeto paisagístico.

Em reunião com representantes do Departamento de Cultura de Itaiópolis Senhora Raquel Zanelatto, do Conselho do Patrimônio Cultural Senhora Izabel Kollross, da Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis Amanda e Daniel Wielewski, Baltasar Andruchewicz, Odimeri, foi anunciado pela arquiteta do IPHAN, Maria Regina Weissheimer as próximas ações do Instituto no que diz respeito ao uso da Casa Polaski.

A Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis receberá a Casa em comodato destinando o seu uso como espaço cultural, espaço de exposição e visitação e futuramente um hostel. Em breve será celebrado o comodato entre o Iphan e a Associação Polonesa, então a Casa Polaski passará a ser um novo espaço cultural para ser visitado no Núcleo Histórico Alto Paraguaçu.